Muitos brasileiros sonham em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento é responsável por oferecer diversas oportunidades de emprego para os trabalhadores. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou a abertura de 3 mil vagas gratuitas para dar entrada na carteira de motorista. Veja como participar do programa!
As vagas foram disponibilizadas apenas no Espírito Santo pelo Governo do Estado através do programa CNH Social. Ou seja, apenas moradores do estado poderão participar.
O programa tem o objetivo de encorajar cidadãos de baixa renda a tirarem a carteira de motorista. Através da iniciativa, é possível tirar de graça a primeira habilitação e ainda é possível escolher entre as categorias A (moto) ou B (carro).
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o CNH social, confira.
A carteira de motorista gratuita foi liberada para os brasileiros?
Sim, a CNH Social foi liberada. Porém, não são todos os brasileiros que podem solicitar o benefício e nem todos os estados do país que recebem o programa.
Além disso, nem todas as carteiras serão contempladas pelo programa, apenas a A (motocicleta) e B (carros). Porém, os habilitados que já possuírem uma dessas duas podem solicitar adicionar as categorias A ou B, ou até mesmo migrar para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
No momento, apenas o estado do Espírito Santo abriu vagas. Para conseguir a gratuidade na emissão do documento, é necessário:
-
Ter mais de 18 anos;
-
Saber ler e escrever;
-
Ter renda familiar de até meio salário mínimo ou ter renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos;
-
Estar inscrito no CadÚnico;
-
Não ter renda formal;
-
Ter comprovante de residência no estado ou no município que está ofertando o programa.
Onde se inscrever para conseguir a carteira de motorista gratuita?
Os interessados na CNH gratuita devem procurar pelo Detran. Confira o passo a passo:
-
Acesse o site do Detran do seu estado, neste caso, o do Espírito Santo;
-
Procure por “Habilitação” e escolha “CNH Social”;
-
Preencha o formulário com os seus dados pessoais;
-
Anexe os documentos solicitados;
-
Envie sua inscrição.