Muitos brasileiros sonham em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento é responsável por oferecer diversas oportunidades de emprego para os trabalhadores. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou a abertura de 3 mil vagas gratuitas para dar entrada na carteira de motorista. Veja como participar do programa!

Imagem: FDR
As vagas foram disponibilizadas apenas no Espírito Santo pelo Governo do Estado através do programa CNH Social. Ou seja, apenas moradores do estado poderão participar.
O programa tem o objetivo de encorajar cidadãos de baixa renda a tirarem a carteira de motorista. Através da iniciativa, é possível tirar de graça a primeira habilitação e ainda é possível escolher entre as categorias A (moto) ou B (carro).
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o CNH social, confira.
A carteira de motorista gratuita foi liberada para os brasileiros?
Sim, a CNH Social foi liberada. Porém, não são todos os brasileiros que podem solicitar o benefício e nem todos os estados do país que recebem o programa.
Além disso, nem todas as carteiras serão contempladas pelo programa, apenas a A (motocicleta) e B (carros). Porém, os habilitados que já possuírem uma dessas duas podem solicitar adicionar as categorias A ou B, ou até mesmo migrar para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
No momento, apenas o estado do Espírito Santo abriu vagas. Para conseguir a gratuidade na emissão do documento, é necessário:
-
Ter mais de 18 anos;
-
Saber ler e escrever;
-
Ter renda familiar de até meio salário mínimo ou ter renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos;
-
Estar inscrito no CadÚnico;
-
Não ter renda formal;
-
Ter comprovante de residência no estado ou no município que está ofertando o programa.
Onde se inscrever para conseguir a carteira de motorista gratuita?
Os interessados na CNH gratuita devem procurar pelo Detran. Confira o passo a passo:
-
Acesse o site do Detran do seu estado, neste caso, o do Espírito Santo;
-
Procure por “Habilitação” e escolha “CNH Social”;
-
Preencha o formulário com os seus dados pessoais;
-
Anexe os documentos solicitados;
-
Envie sua inscrição.