Você sabia que pode ter dinheiro esquecido do abono salarial PIS/PASEP? De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, mais de R$ 283 milhões em abonos salariais ainda não foram sacados por cerca de 720 mil trabalhadores.
O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas do Governo Federal que concedem um abono salarial anual aos trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos, respectivamente. O valor do abono varia de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base e o salário mínimo vigente.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre PIS/PASEP, confira.
Por que ainda há dinheiro não sacado?
Existem diversas razões pelas quais os trabalhadores podem deixar de sacar o abono salarial, como:
- Desconhecimento do direito: muitos trabalhadores não sabem que têm direito ao abono ou não consultam regularmente se possuem valores a receber;
- Falta de atualização dos dados cadastrais: erros ou informações desatualizadas nos dados cadastrais podem impedir o pagamento do abono;
- Dificuldade de acesso aos canais de atendimento: alguns trabalhadores podem ter dificuldades para acessar os canais de atendimento para realizar o saque.
Como consultar e sacar o abono salarial?
Para consultar se você tem direito ao abono salarial e verificar o valor a receber, você pode utilizar os seguintes canais:
- Carteira de Trabalho Digital: acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e consulte a seção de abono salarial;
- Portal Gov.br: acesse o portal do Governo Federal e procure pela consulta ao abono salarial.
Calendário de pagamento
O pagamento do abono salarial é realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Para consultar o calendário completo, acesse o site da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, dependendo do seu vínculo empregatício.