Estudantes beneficiados pelo Pé-de-meia relatam que não receberam o depósito do último mês. Segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Educação eles não cumpriram com uma importante regra do programa. Entenda melhor esta situação.
O programa Pé-de-meia faz pagamentos mensais no valor de R$ 200 para mais de 2 milhões de estudantes. para garantir o depósito eles devem cumprir com uma regra básica. Quando isto não acontece o depósito é suspenso, mas pode ser retomado.
Recentemente o Ministério a Educação anunciou a ampliação do Pé-de-meia, que passou a ser pago também aos estudantes do EJA. Nesta matéria você confere quando os primeiros depósitos para este público serão feitos.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França explica mais sobre a poupança do ensino médio, confira:
Não recebi o depósito do Pé-de-meia, e agora?
- A suspensão do pagamento acontece quando o estudante não atinge 80% de frequência escolar em algum dos meses.
- Com isso a parcela referente ao período acaba não sendo depositada.
- Mas, se nos meses seguintes ele retomar a frequência de pelo menos 80%, poderá receber novamente o pagamento.
- Vale lembrar que o pagamento não é retroativo, isso significa que ele não poderá mais receber os valores que não foram pagos nos outros meses.
- O Ministério da Educação esclareceu que a frequência escolar é calculada a partir de todas as presenças de um estudante nas aulas e que as justificativas de faltas são consideradas.
- O estudante pode consultar a sua frequência escolar diretamente na secretaria da escola em que está matriculado.
Incentivo-conclusão no Pé-de-meia
- Outra regra bastante importante está relacionada à conclusão de cada etapa do ensino médio.
- Isso porque ao final de cada ano os estudantes receberão um depósito de R$ 1 mil (mil reais), isso se eles tiverem sido aprovados na série em que estavam cursando.
- O saque desse incentivo é feito apenas ao final das três séries do ensino médio.
- Mais informações podem ser encontradas no app Jornada do Estudante.
Segundo levantamento da especialista do FDR, Laura Alvarenga, o depósito de agosto não foi feito, confira as próximas datas de pagamento.