Benefícios exclusivos: Saiba como emitir a Carteira do Idoso 2024 online

A Carteira do Idoso 2024 promete trazer mudanças significativas para aposentados e pensionistas em todo o país. Com foco no bem-estar da população idosa, essa nova medida busca oferecer uma série de benefícios exclusivos.

Benefícios exclusivos: Saiba como emitir a Carteira do Idoso 2024 online. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Diante do crescimento acelerado da população idosa no Brasil, o governo tem intensificado suas ações para garantir qualidade de vida e inclusão social. A Carteira do Idoso 2024 surge como uma resposta a essa demanda, visando fortalecer o apoio a essa faixa etária.

A Carteira do Idoso 2024 chega como uma iniciativa importante para aumentar a inclusão e o bem-estar dos idosos no país. Esse novo documento tem como objetivo garantir benefícios que prometem facilitar o dia a dia dos brasileiros acima dos 60 anos.

Para ter acesso à Carteira do Idoso 2024, é preciso que a renda per capita da família seja de até dois salários mínimos. Apesar de não oferecer pagamentos diretos, o documento auxilia na redução de gastos básicos, proporcionando um relevante alívio financeiro.

Quem pode solicitar a Carteira do Idoso 2024?

Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso. Para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Caso não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS mais próximo de sua casa para realizar o cadastro. Ressaltando que, somente através da inscrição no CadÚnico que o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social).

Solicitação online da Carteira do Idoso 2024

Solicitação online

  1. Na plataforma, o cidadão deve clicar na opção “iniciar”;

  2. Em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”;

  3. Após preencher os dados solicitados e informar os documentos (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.

Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e pela valorização dos idosos. 

Solicitação presencial

Caso você não queira pedir sozinho pela internet, também pode solicitá-lo junto ao CRAS. É preciso comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  1. Documento de identidade com foto;

  2. CPF;

  3. Número do NIS.

Caso não tenha o CadÚnico, aproveite o momento para realizar o cadastro e já emitir sua carteirinha de pessoa idosa. A carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.

Quais informações constam na Carteira do Idoso 2024?

Qual é a validade da Carteira do Idoso 2024?

A carteira do idoso tem a validade de dois anos. Na própria carteirinha tem o prazo de validade. Por isso, sempre que estiver próximo de vencer, solicite uma nova e não fique sem.

É preciso comprovar renda para obter a Carteira do Idoso 2024?

A Carteira do Idoso 2025 é uma novidade que oferece uma série de benefícios importantes para a população sênior. Um dos requisitos para obter o documento é comprovar que a renda familiar per capita não exceda dois salários mínimos.

Com a Carteira do Idoso, os beneficiários terão acesso a descontos significativos em transportes intermunicipais e interestaduais, além de meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Outras vantagens incluem prioridade em serviços e vagas exclusivas em estacionamentos, proporcionando maior autonomia e segurança financeira aos idosos.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile