Com provas realizadas em agosto deste ano, os aprovados no Enem do Concurso já têm data prevista para iniciar suas funções a partir de janeiro de 2025.
Milhares de vagas estão sendo disputadas por cerca de 1 milhão de candidatos. Esse novo modelo de aplicação de provas está gerando grandes expectativas para os concursos públicos 2025.
Posse dos candidatos aprovados no Enem dos Concursos
As pessoas que passarem no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que é como um “Enem” dos concursos públicos, começarão a trabalhar no serviço público a partir de janeiro de 2025.
Essa informação foi dada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A ministra explicou que as convocações, para carreiras que não precisam de curso de formação, começarão após o resultado final do concurso.
Já para os cargos que precisam de um curso de formação, os chamados começarão no final de novembro. Esses candidatos só começarão a trabalhar depois que passarem no curso de formação, o que também deve acontecer em janeiro.
Ainda segundo a ministra, existe a possibilidade para uma segunda edição do CPNU para 2025, porém, ainda não há nada decidido.
Como foram as provas do Concurso Público Nacional Unificado
As provas do Enem dos Concursos aconteceram no dia 18 de agosto, em duas partes: de manhã e de tarde, em 228 cidades. Aproximadamente 1 milhão de pessoas fizeram a prova, que foi um pouco menos da metade dos 2,1 milhões de inscritos.
De manhã, os candidatos a cargos de nível intermediário (que exigem ensino médio) fizeram prova de língua portuguesa e redação. Já os candidatos a cargos de nível superior (que exigem ensino superior) fizeram provas de conhecimentos gerais e uma prova discursiva.
De tarde, os candidatos de nível intermediário responderam a questões sobre direito, matemática e a realidade brasileira. Já os candidatos de nível superior fizeram provas sobre assuntos específicos de suas áreas de trabalho.
Divulgação dos resultados do Enem dos Concursos
Aqui está o cronograma com as datas em que as notas e aprovações serão divulgadas:
8 de outubro de 2024: divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da prova discursiva. Também é o dia para pedir revisão dessas notas, caso os candidatos não concordem.
9 e 10 de outubro de 2024: período para enviar os títulos, que são documentos que comprovam formação acadêmica ou experiência.
17 de outubro de 2024: divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva.
4 de novembro de 2024: resultado preliminar da avaliação dos títulos.
4 e 5 de novembro de 2024: prazo para pedir revisão das notas dos títulos.
19 de novembro de 2024: divulgação do resultado dos pedidos de revisão dos títulos.
21 de novembro de 2024: previsão da divulgação dos resultados finais do concurso.
Sobre o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)
O CPNU foi organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e oferece 6.640 vagas em diversas áreas. As vagas são para pessoas com nível médio e superior de escolaridade e estão divididas em oito áreas diferentes, como infraestrutura, tecnologia, meio ambiente, saúde, educação, entre outras.
Esse concurso é um novo modelo, onde várias provas são feitas ao mesmo tempo, em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, para preencher cargos em diferentes órgãos e entidades do governo federal.
Para aqueles que desejam atuar no serviço público, mas esperam por outras oportunidades, como a do concurso policia militar BA 2025, acompanhe nossa página de Carreiras.