INSS anuncia mudanças no prazo para solicitar aposentadoria e surpreende futuros beneficiários; veja o que muda

O Governo Federal anunciou novas mudanças na solicitação dos benefícios e aposentadorias do Instituto do Seguro Social (INSS), surpreendendo os brasileiros que contribuem com a previdência social. A principal alteração é no Benefício por Incapacidade Temporária, ainda popularmente conhecido como auxílio-doença. Entenda a nova regulamentação! 

INSS anuncia mudanças no prazo para solicitar aposentadoria e surpreende futuros beneficiários; veja o que muda
Imagem: FDR

 

Agora, com a aprovação do governo, o órgão limita a quantidade de vezes em que o trabalhador brasileiro pode pedir a prorrogação do benefício. A nova medida determinará o prazo para receber o auxílio após a primeira alta médica. 

A especialista Laura Alvarenga explica sobre o Benefício por Incapacidade Temporária, confira.

Quais são as mudanças nos benefícios do INSS?

  • As novas regras são no auxílio-doença;

  • O auxílio, atualmente chamado de “Benefício por Incapacidade Temporária” é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedido quando o trabalhador recebe licença médica superior a 15 dias;

  • A regulamentação aprovada pelo Governo Federal está voltada para o tempo de espera na fila da perícia;

  • Para os novos casos que existem a chance de agendar o exame até 30 dias, o benefício vai durar até a data de cessação, quando deve ser feita outra perícia;

  • Nos casos em que a espera for maior que o período de 30 dias, o auxílio será prorrogado por mais um mês após a data final da concessão;

  • É possível pedir uma segunda prorrogação até 60 dias depois do prazo final do auxílio;

  • As alterações foram feitas porque o Governo Federal percebeu durante o pente-fino do INSS que, com o Atestmed, ferramenta utilizada para solicitar o benefício, a concessão do auxílio-doença é o que mais cresce.

Como pedir o benefício do INSS?

Para solicitar o auxílio-doença, o trabalhador precisa:

  • Acessar Meu INSS;

  • Clicar em “Novo requerimento”;

  • Digitar “Benefício por Incapacidade Temporária”;

  • Preencher os campos necessários;

  • Em “Dados Adicionais”, informe os dados do documento médico: data de emissão e se possui o início do repouso;

  • Junte os documentos necessários: documento de identidade e atestado médico;

  • Escolha uma agência mais próxima para recebimento;

  • Conclua o pedido.

Outras informações sobre o INSS e seus benefícios estão disponíveis aqui no FDR.

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).