Desenrola Fies: veja quais documentos apresentar para renegociar seus débitos

Com a prorrogação do programa Desenrola Fies ainda é possível fazer a renegociação da dívida do financiamento estudantil. A iniciativa conta com parceria da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, que oferecem até 99% de desconto. O FDR te ensina a renegociar, confira.

Desenrola Fies: veja quais documentos apresentar para renegociar seus débitos 
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Desenrola Fies foi prorrogado mais uma vez, agora as renegociações podem ser feitas até 31 de dezembro de 2024. Com isso mais pessoas poderão limpar seus nomes e se livrar das dívidas. Mais de 347 mil solicitações de renegociação foram feitas até o mês de agosto.

O programa é executado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). E conta com a parceria do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Desenrola Fies

O Desenrola Fies foi lançado em novembro de 2023, e já foi prorrogado duas vezes. Ele foi criado para reduzir a taxa de inadimplência junto ao Fundo de Financiamento Estudantil, que nesse ano chegou a mais de 50% dos contratos vigentes.

As renegociações são voltadas a quem firmou o contrato de financiamento até o fim de 2017 e estava com débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023.

Para facilitar o pagamento o usuário pode escolher entre o parcelamento em até 150 meses ou pagamento à vista. Lembrando que no pagamento parcelado há cobrança de juros.

Neste ano o MEC lançou o Fies Social com a intenção de ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil, nesta matéria eu te apresento ele.

Documentos necessários

  • Cópia e original do documento de identidade, do CPF e do comprovante de residência do estudante e do fiador 
  • Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização (DRA) 
  • Declaração de inexistência ou desistência de ação judicial 
  • Comprovante da renda do fiador, que deve ser igual ou superior ao dobro do valor da nova prestação 

Condições para renegociação do Desenrola Fies

Contratos vencidos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023:

  • Pagamento à vista: Desconto de 100% nos juros e de 12% no valor principal
  • Parcelamento: até 150 meses sem cobrança de juros e multas.

Contratos com mais de 360 dias de atraso em 30 de junho de 2023:

  • Condições abaixo estão disponíveis apenas para os inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:
  • Desconto de 92% sobre o valor total da dívida para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Desenrola Fies: veja quais documentos apresentar para renegociar seus débitos 
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Contratos vencidos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023:

  • As condições abaixo são exclusivas para quem está cadastrado no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021. Além disso, o atraso no pagamento da última parcela prevista no contrato deve ser superior há 5 anos:
  • Desconto de 99% sobre o valor total da dívida, para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Contratos vencidos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023:

  • As condições abaixo são para as pessoas que não se encaixam nas hipóteses 2 e 3 acima:
  • Desconto de 77% sobre o valor total da dívida para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Como renegociar pelo Desenrola Fies

Caixa Econômica Federal

  • Pelo aplicativo da Caixa
  • WhatsApp: no número 0800 104 0 104. 
  • Central de atendimento Caixa: 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para as demais regiões do País).  

Banco do Brasil (BB)

  • Pelo aplicativo do BB
  • WhatsApp: no número 61 4004 0001. 
  • Central de Atendimento do BB: 0800 729 0001. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o MEC e FNDE pelo portal Fale Conosco ou ainda pelo telefone 0800 616161.

Segundo apuração da especialista do FDR, Laura Alvarenga, alguns usuários do programa de renegociação reclamaram por causa de cobranças adicionais.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.