Caixa convoca brasileiros para retirar valores esquecidos; saiba como consultar utilizando o CPF

A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou uma nova funcionalidade que permite aos brasileiros descobrir valores esquecidos disponíveis para saque. Esses valores podem incluir saldo de FGTS, abono salarial e benefícios do Bolsa Família, acessíveis com apenas o número do CPF.

CAIXA CONVOCA BRASILEIROS PARA RETIRAR VALORES ESQUECIDOS; SAIBA COMO CONSULTAR UTILIZANDO O CPF

Os trabalhadores têm duas oportunidades principais para resgatar esses valores esquecidos. O primeiro grupo inclui aqueles que podem retirar o saque-aniversário do FGTS, com os aniversariantes de agosto já liberados.

O segundo grupo refere-se aos beneficiários do abono salarial referente ao ano de 2022, que agora podem consultar e retirar os valores esquecidos. Os saldos podem ser consultados através da plataforma Caixa Tem, com o calendário de pagamentos começando em fevereiro e se estendendo até agosto.

Esse processo inclui o pagamento para aniversariantes de novembro e dezembro, além dos beneficiários do Bolsa Família que são inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), recebendo um total de R$ 600. Os pagamentos dos valores esquecidos são realizados nos últimos dez dias úteis de cada mês, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS), entre os dias 19 e 30 de agosto.

Conheça os principais valores esquecidos por CPF

Bolsa Família

As famílias devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e de educação. São elas:

Até que novos valores sejam definidos, o Governo Federal mantém a composição atual para o Bolsa Família da seguinte forma:

Saque-aniversário do FGTS

Uma nova rodada do saque-aniversário do FGTS está sendo paga em agosto. Esta modalidade foi implementada em 2020 com o intuito de oferecer aos trabalhadores, a oportunidade de realizarem o resgate anual de uma parte do saldo em contas ativas e inativas.

Abaixo, confira o calendário do saque-aniversário do FGTS 2024:

Abono salarial

Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

Muitas pessoas se concentram apenas no fato de terem trabalhado por alguns meses durante o ano de referência para o pagamento. Contudo, se esquecem que é preciso ter, pelo menos, cinco anos de carteira assinada, sejam eles consecutivos ou não. Do contrário, o PIS/PASEP não é liberado.

O trabalhador também deve se atentar ao período padrão de inscrição no PIS/PASEP, que é de cinco anos. Somente após este tempo o trabalhador terá direito de receber o primeiro abono salarial, mesmo que já cumpra todos os outros requisitos.

Observe o calendário de pagamentos:

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile