Moradores do Rio de Janeiro, preparem seus bolsos! A partir de hoje, os contribuintes do município podem solicitar descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. A novidade é que esses descontos podem chegar a 100% do valor do imposto e são obtidos através da transferência de créditos acumulados na Nota Carioca.
A Prefeitura do Rio criou um sistema que permite aos contribuintes utilizarem os créditos gerados pelas notas fiscais de serviços para abater o valor do IPTU. Para participar, basta acessar o site da Nota Carioca e seguir os passos indicados. É preciso informar o número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrado na guia de pagamento do IPTU.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre IPTU, confira.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa física que tenha CPF cadastrado em notas fiscais emitidas a partir de 1º de janeiro de 2022 e que tenha o Imposto Sobre Serviços (ISS) pago pode participar do programa. Os créditos acumulados podem ser utilizados para abater o IPTU de um ou mais imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, localizados no município do Rio de Janeiro.
- Os contribuintes têm até o dia 30 de setembro para realizar a transferência dos créditos;
- É necessário ter, no mínimo, R$ 1 em créditos acumulados para participar do programa;
- O abatimento pode ser aplicado mesmo em imóveis com débitos do IPTU;
- Imóveis que possuem apenas a cobrança da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo não podem ser beneficiados.
Quais são os benefícios?
- Descontos de até 100% no IPTU: essa é uma oportunidade única para reduzir significativamente o valor do imposto;
- Facilidade para solicitar: o processo de transferência dos créditos é simples e pode ser feito online;
- Incentivo ao consumo local: ao emitir notas fiscais, os consumidores contribuem para o desenvolvimento da cidade e ainda podem ser recompensados com descontos no IPTU.