Aposentados do INSS ganham direito a correção salarial de 25%; entenda como ganhar o reajuste

Milhões de brasileiros dependem da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para garantir sua renda na terceira idade. Mas você sabia que existe a possibilidade de aumentar o valor do seu benefício em até 25%?

Aposentados do INSS ganham direito a correção salarial de
25%; entenda como ganhar o reajuste. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Para calcular o valor da aposentadoria, o INSS considera a média dos salários de contribuição desde julho de 1994. Essa data foi escolhida por marcar o início do Plano Real, quando o Real se tornou a moeda oficial do Brasil.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Possibilidades de aumentar a aposentadoria

Revisão da Vida Toda

Atualmente, o STF (Supremo Tribunal Federal) discute a chamada “Revisão da Vida Toda”. Essa revisão propõe que o cálculo da aposentadoria considere todos os salários de contribuição, independentemente da data, o que poderia aumentar significativamente o valor do benefício para muitos aposentados.

Porém, após diversos julgamentos da Justiça, ficou definido que:

Aposentadoria por invalidez

Quem se aposentou por invalidez tem um acréscimo de 25% em seus benefícios para garantir uma melhor qualidade de vida e assistência adequada às suas necessidades. Assim, os aposentados que comprovarem a necessidade de ajuda para realizar atividades básicas do dia a dia terão um aumento de 25% no valor da aposentadoria

Como solicitar o aumento?

Para solicitar o aumento do benefício, é recomendado procurar um advogado especializado em direito previdenciário. Ele poderá analisar o seu caso individualmente e verificar se você tem direito a algum benefício adicional.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile