Novo malware invade celulares Android para roubar dados dos cartões de crédito; veja como se proteger

Um novo malware está causando preocupações entre os usuários de Android, atacando diretamente a segurança dos dispositivos e roubando dados de cartões de crédito. Veja, no vídeo abaixo, como se proteger para não cair no golpe.

Malware é um software malicioso criado para causar danos a dispositivos, roubar informações ou obter controle não autorizado sobre sistemas. Ele pode se disfarçar de aplicativos legítimos, sendo instalado pelos usuários sem que percebam o perigo.

Uma vez no sistema, o malware pode executar uma série de ações prejudiciais, como roubo de dados, espionagem ou até mesmo controle remoto do dispositivo infectado.

Smartphones com Android estão correndo risco!

O novo golpe, identificado recentemente, se aproveita da tecnologia NFC, utilizada em pagamentos por aproximação, para roubar informações dos cartões de crédito armazenados em celulares Android.

A ação do malware começa com uma mensagem falsa, que induz o usuário a baixar um aplicativo malicioso. Este aplicativo, ao ser instalado, consegue clonar os dados do cartão, permitindo que os criminosos realizem transações financeiras sem a autorização do usuário.

Além de clonar os dados dos cartões, o novo malware explora a tecnologia NFC de forma ainda mais perigosa. Ele transmite o sinal NFC do celular infectado para um servidor controlado pelos criminosos. Esse sinal é então retransmitido para outro dispositivo, que passa a imitar o smartphone da vítima.

Com isso, os criminosos conseguem usar as credenciais da vítima para realizar operações fraudulentas, como se estivessem utilizando o próprio celular, ampliando o alcance do golpe e tornando-o mais difícil de detectar.

O problema é ainda mais grave devido à simplicidade com que o malware se espalha e à dificuldade de ser detectado por antivírus comuns.

Como proteger o seu celular?

Para se proteger, é fundamental tomar algumas precauções simples. Evite baixar aplicativos de fontes desconhecidas e sempre verifique as permissões solicitadas pelos aplicativos.

Mantenha o sistema operacional do dispositivo e todos os aplicativos sempre atualizados. Além disso, desative a função de NFC quando não estiver em uso e utilize um antivírus confiável para ajudar na detecção de possíveis ameaças.

As informações foram reveladas pelo TecMundo, que procurou o Google para obter o posicionamento da empresa. Segundo a gigante da tecnologia, “os usuários do Android são automaticamente protegidos” contra esse malware.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.