Na preparação para os concursos públicos os candidatos precisam se dedicar bastante para se destacar. Nessas seleções é necessário se sair melhor que o seu concorrente. Veja dicas para se preparar para os certames abertos e os que virão em breve.
O concurso público começa para o candidato muito antes dele fazer a inscrição. Quando as primeiras informações são divulgadas já é possível iniciar a preparação. Esse tempo de estudo e dedicação é exatamente o que pode determinar a aprovação e conquista de um cargo público.
Pensando nisso, a equipe do FDR reuniu algumas dicas essenciais que poderão ajudar na preparação para qualquer certame, mesmo para aqueles ainda previstos.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França apresenta informações sobre o Concurso dos Correios, que está com isncrições abertas:
Dicas para se preparar para concursos públicos
Escolha uma área
Quem vai tentar diferentes concursos precisa definir uma área comum entre eles, a partir disso os estudos podem ficar mais fáceis. Afinal, o candidato teria assuntos em comum para estudar para diversas seleções.
Por exemplo, quem deseja concorrer às carreiras policiais já sabe que vai precisar dedicar tempo ao estudo de áreas do direito. Já na área da saúde, por exemplo, o candidato vai precisar saber sobre políticas públicas e o SUS.
Leia o edital
Escolher o concurso que vai prestar? Então leia o edital, nele será possível encontrar informações sobre os conteúdos programáticos, por exemplo. Além de apresentar os requisitos básicos, cronograma e mais informações.
Na seção de Concursos do FDR é possível encontrar informações detalhadas sobre diversos concursos com inscrições abertas e até previstos para breve.
Defina um tempo diário de estudos
Para algumas pessoas pode ser interessante definir um tempo de estudo e não necessariamente um horário específico, isso por causa da sua rotina variável. Já aqueles que possuem uma rotina mais definida poderão escolher um horário fixo para estudar.
É importante que esse horário seja possível de ser cumprido, por isso não vale copiar os horários de outras pessoas.
Ciclo de estudos
Quem é “inicialmente no mundo dos concursos” pode não conhecer esse método de preparação. O ciclo de estudos é diferente do cronograma tradicional, pois não há uma definição do que será estudado em cada dia da semana.
Nesse sistema o estudante define as disciplinas que serão estudadas e o seu tempo de estudo diário. Por exemplo: um candidato tem 4 disciplinas para estudar e apenas 2 horas de estudo diário. Ele pode separar duas disciplinas para um dia de estudo e as outras 2 para o outro dia.
A vantagem é que, diferente do cronograma, se ele não conseguir estudar um dia, não terá conteúdo acumulado e poderá no dia seguinte retomar as disciplinas não estudadas anteriormente.
Material de estudo
Tão importante quanto os passos anteriores, é o material que será usado para estudar os conteúdos das provas. Isso porque esse material pode ser determinante para o sucesso de um candidato. Existem muitos materiais disponíveis gratuitamente ou com baixo custo pela internet.
Para quem vai fazer um curso preparatório, é interessante buscar referência, ver o índice de aprovação da instituição nas últimas seleções, por exemplo.
Resolva questões
Tão importante quanto aprender o conteúdo é colocá-lo em prática resolvendo questões, principalmente da banca responsável pela prova que se pretende fazer. Caso a banca ainda não tenha sido definida, é possível responder itens relacionados ao cargo desejado. O site QConcursos oferece um banco de questões separados por cargo, banca entre outros filtros.
Paciência e persistência
Ser um concurseiro não é fácil, principalmente porque, geralmente, uma mesma pessoa realiza diversas provas até conseguir a aprovação. Por isso, é importante persistir e continuar se dedicando aos estudos.
Aqui vale a pena identificar os pontos fracos e tentar melhorá-los para a próxima seleção.