Quer trabalhar de casa? Veja 5 profissões com oportunidades em home office

Quem gosta de mexer em redes sociais pode usar essas habilidades para conquistar uma vaga de emprego home office. Em geral as empresas buscam pessoas que sejam criativas. Veja agora algumas opções para trabalhar de casa.

Quer trabalhar de casa? Veja 5 profissões com oportunidades em home office
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Se você é o tipo de pessoa que passa horas nas redes sociais, que domina a tecnologia e está em busca de uma vaga de emprego, o home office pode ser a melhor alternativa. Nesse modelo de trabalho o profissional não precisa ir até a sede da empresa, todas as suas atividades podem ser feitas de casa.

Esse modelo de trabalho se popularizou no Brasil durante a pandemia e acabou sendo adotado de forma permanente em diversas empresas.

Assista ao vídeo do colunista do FDR Ariel França onde ele apresenta 8 profissões com salários de R$ 5 mil e sem exigência de faculdade:

Profissões para trabalhar em home office

Social media manager ou Gerente de mídias sociais

É o profissional que tem a responsabilidade de fazer o gerenciamento das redes sociais de uma marca. Sua principal responsabilidade é cuidar para que a marca/empresa tenha redes alinhadas com as estratégias e políticas internas.

Ao mesmo tempo em que deve cuidar para aproximá-la do público-alvo. É ele quem decide qual a melhor rede social para a empresa estar presente, escolhe os conteúdos e o formato das postagens que serão feitas.

Ele também faz o acompanhamento do engajamento, responde comentários e pode usar ferramentas para medir o desempenho das campanhas.

Para atuar como um gerente de redes sociais é necessário se manter atualizado quanto às últimas tendências. Em geral não há uma faculdade específica, mas quem se forma em comunicação, publicidade e propaganda acaba tendo mais facilidade.

Também é possível apostar em cursos de curta duração, há até opções gratuitas. Esse profissional tem uma remuneração que vai de R$ 2.593, podendo chegar a R$ 8 mil.

Community manager

É esse profissional que cuida do contato da marca com seus clientes através das redes sociais. Sua principal responsabilidade é criar um ambiente virtual em torno da marca que representa.

Para isso ele define estratégias como o melhor horário para uma postagem, faz o gerenciamento de crise, acompanha o desempenho da marca nas redes sociais e pode recalcular a rota, também cria conteúdos, entre outras responsabilidades.

Nesse caso, uma formação em marketing digital é um grande diferencial na hora da contratação. A média salarial desse profissional é de R$ 3.300,00 mensais.

Quer trabalhar de casa? Veja 5 profissões com oportunidades em home office
(Imagem produzida por IA pela equipe do FDR)

Criador de conteúdo

Nesse grupo entra a produção de diversos tipos de conteúdo, podem ser textos, vídeos, imagens, por exemplo. Não há uma formação obrigatória, mas é necessário ter conhecimento das diversas plataformas digitais.

A remuneração dessa categoria é bastante variável porque depende do tipo de conteúdo e da plataforma em que você está inserido. Esses criadores podem atuar sozinhos ou aliados à marcas, produzindo conteúdos exclusivos.

Nesta matéria você confere outras profissões que não necessitam de faculdade e têm salários de até R$ 8 mil mensais.

Influenciador digital

São os chamados influencers, que geralmente atuam sozinhos e, conforme ganham reconhecimento/relevância são contratados pelas empresas. Além de ter uma forte presença nas redes sociais, o que significa sim um grande número de seguidores, é necessário ser criativo, autêntico, boa comunicação e estar sempre de olho às novidades.

Os ganhos são obtidos através de parcerias, posts patrocinados, ou participação em eventos. Por isso a remuneração deles acaba sendo variável. Os micros influenciadores, aqueles entre 1 mil e 100 mil seguidores, podem ganhar até R$15.000,00 por uma única ação no Instagram.

Analista de mídias sociais

É esse profissional que faz o monitoramento das campanhas, analisa métricas (engajamento, alcance e conversão), produz relatórios transformando esses dados em insights para a marca.

Geralmente as empresas buscam analistas de mídias sociais com formação em cursos de marketing, publicidade, comunicação ou áreas relacionadas. A média salarial do cargo é de R$ 3 mil mensais.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, recentemente o INSS anunciou que abandonaria o home office.

Para se manter informado sobre os concursos públicos, acompanhe a seção de Concursos da Editoria de Carreiras do FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile