Receita Federal paga restituição do IRPF para 5 milhões de pessoas HOJE (30/08)

A Receita Federal pagou nesta sexta-feira (30) mais de R$ 6,8 bilhões em restituição pelo IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Neste quarto lote foram contemplados 5,34 milhões de pessoas, sendo que a maioria deles são contribuintes sem prioridade legal

irpf
Receita Federal paga restituição do IRPF para 5 milhões de pessoas HOJE (30/08)
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Além das declarações de Imposto de Renda deste ano, também foram inclusos neste lote os pagamentos de declarações residuais. São pessoas que entregaram o documento com erro, em anos anteriores, e que agora após a correção poderão receber a restituição do IRPF. 

Os dados da Receita Federal mostram que dos 5,34 milhões de contribuintes, 47.238 moram no estado do Rio Grande do Sul (RS) e foram priorizados neste lote, devido ao estado de calamidade decretado no estado.

Os valores estão disponíveis desde a manhã desta sexta-feira (30). A quantia é transferida para a conta corrente cadastrada ao enviar o documento, mas também pode ser enviada via PIX, caso o contribuinte tenha feito essa opção. 

Quem vai receber a restituição do IRPF hoje?

O depósito da restituição do IRPF que acontece nesta sexta-feira (30) vai beneficiar exatamente 5.347.441 contribuintes. Esses contribuintes foram divididos da seguinte forma:

  • 5.077 restituições para idosos acima de 80 anos;
  • 84.659 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 7.168 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 27.372 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  •  261,019 contribuintes que enviaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX;
  • 4.904.908 contribuintes não prioritários.

Consultar pagamento da restituição do IRPF

A consulta ao pagamento da restituição do IRPF está disponível desde o dia 23 de agosto. A Receita Federal sempre libera o portal para verificação uma semana antes do pagamento acontecer. 

Quem não foi incluso neste lote ainda tem a esperança de ser beneficiado no lote seguinte, o último do ano que será pago no próximo mês. Neste caso, a lista de beneficiados será disponibilizada apenas em 23 de setembro. 

  • Acesse o portal do Meu Imposto de Renda;
  • Clique em “Consultar minha restituição” e depois “Iniciar”;
  • Agora, preencha: número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com