A Receita Federal pagou nesta sexta-feira (30) mais de R$ 6,8 bilhões em restituição pelo IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Neste quarto lote foram contemplados 5,34 milhões de pessoas, sendo que a maioria deles são contribuintes sem prioridade legal.
Além das declarações de Imposto de Renda deste ano, também foram inclusos neste lote os pagamentos de declarações residuais. São pessoas que entregaram o documento com erro, em anos anteriores, e que agora após a correção poderão receber a restituição do IRPF.
Os dados da Receita Federal mostram que dos 5,34 milhões de contribuintes, 47.238 moram no estado do Rio Grande do Sul (RS) e foram priorizados neste lote, devido ao estado de calamidade decretado no estado.
Os valores estão disponíveis desde a manhã desta sexta-feira (30). A quantia é transferida para a conta corrente cadastrada ao enviar o documento, mas também pode ser enviada via PIX, caso o contribuinte tenha feito essa opção.
Quem vai receber a restituição do IRPF hoje?
O depósito da restituição do IRPF que acontece nesta sexta-feira (30) vai beneficiar exatamente 5.347.441 contribuintes. Esses contribuintes foram divididos da seguinte forma:
- 5.077 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 84.659 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 7.168 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 27.372 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 261,019 contribuintes que enviaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX;
- 4.904.908 contribuintes não prioritários.
Consultar pagamento da restituição do IRPF
A consulta ao pagamento da restituição do IRPF está disponível desde o dia 23 de agosto. A Receita Federal sempre libera o portal para verificação uma semana antes do pagamento acontecer.
Quem não foi incluso neste lote ainda tem a esperança de ser beneficiado no lote seguinte, o último do ano que será pago no próximo mês. Neste caso, a lista de beneficiados será disponibilizada apenas em 23 de setembro.
- Acesse o portal do Meu Imposto de Renda;
- Clique em “Consultar minha restituição” e depois “Iniciar”;
- Agora, preencha: número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento.