Nova lei de trânsito traz de volta multa detestada pelos motoristas e que custa R$ 1.467,35; confira

Os motoristas foram surpreendidos com mais uma alteração nas leis que garantem o direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. Com a nova legislação de trânsito, uma infração que estava suspensa desde setembro de 2022 voltou a ser válida, e o condutor poderá resultar em uma multa superior ao salário mínimo atual, no valor de R$ 1.467,35! 

Nova lei de trânsito traz de volta multa detestada pelos motoristas e que custa R$ 1.467,35; confira
Imagem: FDR

 

A medida é voltada para os motoristas das categorias C, D e E. Agora, voltou a ser obrigatório o exame toxicológico para esses motoristas. A infração é considerada gravíssima e quem não passar pelo exame a cada dois anos ou deixá-lo vencer será multado.

A especialista Laura Alvarenga explica a nova lei da CNH, confira

A nova lei de trânsito trouxe a multa de R$ 1.467,35 de volta?

Quais serão os mais afetados pela nova lei de trânsito?

A medida é válida para os habilitados na categoria C, D e E. Ou seja:

Por que a alteração da lei de trânsito trouxe a multa de R$ 1.467,35 de volta?

Segundo uma pesquisa feita pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realizada em 2023, entre os condutores que trabalham nas estradas por 4 a 8 horas por dia, 17,39% utilizam substâncias químicas.

Esse número aumenta para 50% entre os motoristas que assumem jornadas superiores a 16 horas.

Pensando em garantir a segurança nas estradas, o Governo Federal decidiu tornar, novamente, o exame toxicológico a cada dois anos obrigatório. O objetivo é combater o uso de substâncias psicoativas entre os motoristas profissionais.

A contagem do prazo começa a partir da obtenção ou renovação da CNH.

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile