Mudanças na CNH: idosos devem ficar atentos a nova legislação em vigor

Em 2021 o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) foi alterado e uma das regras trouxe mudanças na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do idoso. Para os condutores acima de 60 anos de idade o período de renovação foi encurtado e deve ser feito com mais frequência. 

cnh idoso
Mudanças na CNH: idosos devem ficar atentos a nova legislação em vigor
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Com a nova legislação presente no CT e que já completa três anos de vigência, os idosos precisarão renovar a sua habilitação mais vezes do que estavam habituados. Tudo porque, a validade do documento diminuiu. 

No processo de renovação é necessário passar por exames de aptidão física e psicológica. Ao diminiuir o tempo de renovação para os idosos, a legislação exige que esses condutores realizem os exames de avaliação médica mais vezes do que os demais. 

No estado do Amazonas, por exemplo, não há cobrança de taxas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para renovação da CNH por maiores de 70 anos.

Novo prazo de validade para a CNH dos idosos

A principal mudança na CNH para os idosos é realmente o período obrigatório para renovação. Aqueles quem tem menos de 50 anos o período foi estendido, e para quem tem mais de 70 anos o prazo foi reduzido.

O prazo para renovar os exames médicos são:

Como renovar a habilitação do idoso

O processo de renovação da CNH é uma responsabilidade do próprio condutor, por isso é preciso estar atento a validade do seu documento. Conduzir um veículo com habilitação vencida é considerada infração gravíssima, com multa e sete pontos na carteira. 

Quem for pego conduzindo o automóvel sem permissão terá o veículo guinchado. Para evitar que esses problemas aconteçam, a recomendação é agendar a renovação o quanto antes.

O motorista tem 30 dias após o vencimento da sua CNH para renovação, que deve acontecer assim:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile