INSS aprova mudanças para ajustar prazo de auxílio sem perícia; entenda como afeta aposentados

SãO PAULO (SP) — Responsável por realizar o pagamento de aposentadorias, pensões e benefícios, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta semana uma importante mudança no sistema de liberação do auxílio doença. A modalidade, que é concedida quando o trabalhador enfrenta uma questão de saúde que o impede de trabalhar, está na mira do Governo Federal.

INSS aprova mudanças para ajustar prazo de auxílio sem perícia; entenda como afeta aposentados. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a mudança deverá alterar o prazo de liberação do auxílio sem perícia. O projeto, que deverá ser detalhado em breve pelo Governo Lula, prevê que o prazo do benefício seja definido com base na doença ou no tipo de segurado.

As modificações começaram a ser discutidas depois que o Governo Federal identificou um aumento no volume de liberações do benefício por meio da plataforma do Atestmed. O sistema, disponibilizado pelo INSS, permite que o trabalhador envie um atestado médico para ter o acesso ao auxílio liberado.

No entanto, com a dispensa da perícia presencial, o prazo de afastamento do trabalhador e de liberação do auxílio é definido com base no documento. Porém, é justamente esse sistema de liberação que deverá ser modificado em breve.

Saiba o que poderá mudar no auxílio doença:

Confira outras informações sobre mudanças no auxílio doença neste link.

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile