INSS aprova mudanças para ajustar prazo de auxílio sem perícia; entenda como afeta aposentados

Responsável por realizar o pagamento de aposentadorias, pensões e benefícios, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta semana uma importante mudança no sistema de liberação do auxílio doença. A modalidade, que é concedida quando o trabalhador enfrenta uma questão de saúde que o impede de trabalhar, está na mira do Governo Federal.

INSS aprova mudanças para ajustar prazo de auxílio sem perícia; entenda como afeta aposentados. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a mudança deverá alterar o prazo de liberação do auxílio sem perícia. O projeto, que deverá ser detalhado em breve pelo Governo Lula, prevê que o prazo do benefício seja definido com base na doença ou no tipo de segurado.

As modificações começaram a ser discutidas depois que o Governo Federal identificou um aumento no volume de liberações do benefício por meio da plataforma do Atestmed. O sistema, disponibilizado pelo INSS, permite que o trabalhador envie um atestado médico para ter o acesso ao auxílio liberado.

No entanto, com a dispensa da perícia presencial, o prazo de afastamento do trabalhador e de liberação do auxílio é definido com base no documento. Porém, é justamente esse sistema de liberação que deverá ser modificado em breve.

Saiba o que poderá mudar no auxílio doença:

  • O Governo Lula segue estudando uma forma de aperfeiçoar o sistema;
  • De acordo com o projeto atual, está sendo realizado um estudo para definir as classificações do auxílio por tipo de doença ou categoria de segurado;
  • Dessa forma, os benefícios que tendem a ter uma duração maior passariam a ter uma reavaliação mais frequente;
  • Atualmente, o prazo máximo de pagamento do auxílio sem perícia é de 180 dias;
  • No entanto, com a classificação esse limite poderá cair de acordo com a doença ou o tipo de segurado;
  • As medidas estão sendo tomadas para reduzir a liberação de benefícios irregulares ou por um tempo maior do que o necessário;
  • Porém, vale lembrar que o novo projeto ainda está sendo analisado pelo Governo Federal e não tem prazo para entrar em vigor.

Confira outras informações sobre mudanças no auxílio doença neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.