Governo pode regredir benefício após proposta para desaposentar o idoso

Uma nova proposta em análise no Congresso Nacional promete mudanças significativas no sistema de aposentadoria do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de permitir que aposentados que continuaram trabalhando possam solicitar um novo cálculo do benefício previdenciário, em um processo conhecido como desaposentação.

Governo pode regredir benefício após proposta para
desaposentar o idoso. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria, confira.

O que é a desaposentação?

A desaposentação permitiria que aposentados recalculassem o valor do benefício com base nas contribuições feitas após a aposentadoria inicial, o que pode resultar em um benefício maior para quem seguiu trabalhando.

Quem tem direito à desaposentação?

Para aderir à desaposentação, o aposentado deve atender a alguns critérios específicos, como:

Próximos passos para a aprovação da desaposentação

Para que a proposta se torne lei, ela precisa passar por várias etapas no Congresso:

Se aprovada, a desaposentação pode beneficiar milhões de aposentados que continuaram trabalhando, oferecendo um valor maior de benefício. No entanto, há preocupações sobre o aumento dos gastos do governo com a previdência social, o que pode impactar o equilíbrio fiscal do país.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile