O Ministério da Previdência Social quer alterar os prazos de concessão do auxílio-doença (Benefício por Incapacidade Temporária) usando o Atestmed. Hoje, quem consegue substituir a perícia presencial por online pode ser beneficiado com uma licença de até 180 dias.
De acordo com informações do secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo Portal, devem ser implementados recortes no prazo máximo de concessão do auxílio-doença, hoje de 180 dias, a depender do tipo de segurado e do tipo de doença.
A perícia por análise digital começou na pandemia de Covid-19, em 2020, quando as agências do INSS precisaram ser fechadas. Em busca de diminuir o tempo de espera pelo auxílio-doença, o governo voltou a usar esse sistema.
Agora, o interesse é melhorar os mecanismos de perícia dos atestados para que ao analisar o pedido, o Atestmed possa flexibilizar o prazo máximo de concessão conforme faixa-etária, “qualidade do segurado” e tipo de doença.
Mudanças no prazo de recebimento do auxílio-doença
Não existe um prazo máximo para que o trabalhador receba o auxílio-doença. Pelas regras do INSS, durante todo o período em que o cidadão estiver incapaz de trabalhar ele tem direito de ficar em casa recebendo uma média de salário.
O que acontece é que a cada perícia médica o Atestmed informa o tempo de validade do benefício, podendo chegar a 180 dias. Contado esse período, quem não se sentir capaz de voltar ao trabalho pode pedir pela renovação do benefício por incapacidade.
O que o secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo Portal, notou é que quem fica mais tempo recebendo auxílio-doença é quem está desempregado ou quem trabalha como autônomo.
Por isso, o interesse é treinar o sistema para que perícia médica digital possa classificar prazos de concessão do benefício considerando idade, tipo de segurado e o grau de incapacidade.
“Em breve, vamos estabelecer recortes de tempos para determinados tipos de doenças e determinados tipos de trabalho (…) Vamos tentar trazer todo mundo para o objetivo do auxílio-doença, que é um benefício de curtíssima duração“, disse o secretário segundo o Globo.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!