Idosos +60 podem se livrar do aluguel? Veja como garantir sua moradia gratuita

A partir dos 60 anos de idade algumas pessoas recebem o direito de ter acesso a moradia gratuita. Isso significa que podem morar de aluguel ou conquistar a casa própria sem pagar nada por isso. Mas atenção, existem regras que garantem esse benefício. 

idosos
Idosos +60 podem se livrar do aluguel? Veja como garantir sua moradia gratuita
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A única forma dos idosos com mais de 60 anos conseguirem se livrar do aluguel é contando com iniciativas do governo federal, voltadas a atender quem vive em situação de vulnerabilidade. 

Isso significa que não existe dentro do Estatuto do Idoso, ou da Constituição Federal, uma lei que isenta os idosos da cobrança de aluguel ou de financiamento imobiliário. 

Como conseguir isenção do aluguel 

Para conseguir isenção do aluguel, os idosos devem procurar uma das iniciativas de políticas públicas que são voltadas para esse grupo. 

Hoje, há opções que garantem esse benefício para quem:

Um exemplo é o programa Viver Mais Paraná, onde o governo do estado que criou condomínios exclusivos para atender pessoas idosas oferecendo casa sem cobrar aluguel

Isenção do financiamento do Minha Casa, Minha Vida para idosos

Em outubro do ano passado, o Ministério das Cidades lançou uma nova regra sobre o financiamento do Minha Casa, Minha Vida para idosos. 

Todos aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), e que têm um contrato de financiamento popular em seu nome, conseguiram a isenção das próximas parcelas a partir de outubo de 2023. 

A regra continua valendo, logo quem é inscrito no BPC e consegue o financiamento pelo programa não precisa pagar nenhuma parcela

Pela legislação que começou a valer no ano passado, a isenção vale para:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile