Governo suspende pagamento bolsa família após maior fraude no programa? Entenda atualização

Responsável por atender os cidadãos de baixa renda, o programa do Bolsa Família está disponível atualmente para mais de 20 milhões de famílias em todo o país. No entanto, parte desses beneficiários relataram ter sido vítimas de golpes que envolvem a liberação do benefício 

Governo suspende pagamento bolsa família após maior fraude no programa? Entenda atualização. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os beneficiários relataram ter sido vítimas de uma fraude que gerou a perda dos valores disponibilizados na conta de pagamento. Nas denúncias, que estão sendo investigadas pela Polícia Federal, eles afirmam ter encontrado a conta esvaziada na data de recebimento do benefício. 

O caso gerou um alerta no Governo Federal que também está participando da investigação do caso. A suspeita principal é de que os celulares dos beneficiários tenham sido infectados por vírus que geraram a perda de recursos.

Nos extratos das contas, eles relatam que o valor depositado como pagamento do Bolsa Família teria sido transferido de forma irregular para outras contas, sem autorização. 

Saiba se o caso poderá impactar o pagamento do Bolsa Família: 

  • Apesar dos alertas de fraude terem sido emitidos em mais de um estado, o Governo Federal não trabalha com a possibilidade de suspensão do benefício;
  • Dessa forma, o pagamento do mês de agosto continuará sendo realizado de acordo com o Número de Identificação Social (NIS);
  • No entanto, a Caixa Econômica Federal emitiu alguns alertas para os seus beneficiários;
  • O banco tem orientado os cidadãos a não clicarem em links recebidos por SMS;
  • O cidadão também não deve fornecer sua senha ou outras informações de acesso para terceiros;
  • Além disso, ele deve estar sempre atento a sua conta e caso constate alguma movimentação irregular, deverá comunicar o banco;
  • Caso seja constatada alguma fraude, a orientação é de que ele realize a abertura de um BO;
  • Se o cliente se sentir lesado, ele poderá realizar a abertura de um pedido de contestação dos saques;
  • A questão será avaliada e, caso a fraude seja constatada, o banco é responsável por realizar o ressarcimento. 

Confira outras informações sobre os pagamentos do Bolsa Família neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.