Governo suspende pagamento bolsa família após maior fraude no programa? Entenda atualização

Responsável por atender os cidadãos de baixa renda, o programa do Bolsa Família está disponível atualmente para mais de 20 milhões de famílias em todo o país. No entanto, parte desses beneficiários relataram ter sido vítimas de golpes que envolvem a liberação do benefício 

Governo suspende pagamento bolsa família após maior fraude no programa? Entenda atualização. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os beneficiários relataram ter sido vítimas de uma fraude que gerou a perda dos valores disponibilizados na conta de pagamento. Nas denúncias, que estão sendo investigadas pela Polícia Federal, eles afirmam ter encontrado a conta esvaziada na data de recebimento do benefício. 

O caso gerou um alerta no Governo Federal que também está participando da investigação do caso. A suspeita principal é de que os celulares dos beneficiários tenham sido infectados por vírus que geraram a perda de recursos.

Nos extratos das contas, eles relatam que o valor depositado como pagamento do Bolsa Família teria sido transferido de forma irregular para outras contas, sem autorização. 

Saiba se o caso poderá impactar o pagamento do Bolsa Família: 

  • Apesar dos alertas de fraude terem sido emitidos em mais de um estado, o Governo Federal não trabalha com a possibilidade de suspensão do benefício;
  • Dessa forma, o pagamento do mês de agosto continuará sendo realizado de acordo com o Número de Identificação Social (NIS);
  • No entanto, a Caixa Econômica Federal emitiu alguns alertas para os seus beneficiários;
  • O banco tem orientado os cidadãos a não clicarem em links recebidos por SMS;
  • O cidadão também não deve fornecer sua senha ou outras informações de acesso para terceiros;
  • Além disso, ele deve estar sempre atento a sua conta e caso constate alguma movimentação irregular, deverá comunicar o banco;
  • Caso seja constatada alguma fraude, a orientação é de que ele realize a abertura de um BO;
  • Se o cliente se sentir lesado, ele poderá realizar a abertura de um pedido de contestação dos saques;
  • A questão será avaliada e, caso a fraude seja constatada, o banco é responsável por realizar o ressarcimento. 

Confira outras informações sobre os pagamentos do Bolsa Família neste link.

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Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.