Caiu no golpe do Bolsa Família? saiba como ir atrás do seu pagamento após transferência indevida

Um novo golpe envolvendo o Bolsa Família tem assustado diversos beneficiários do programa social. Nas últimas semanas, os relatos de transferências indevidas do saldo de pagamento do benefício tem aumentado no Brasil. O golpe, que está sendo aplicado em diversos estados, vem gerando um grande prejuízo financeiro.

Caiu no golpe do Bolsa Família? saiba como ir atrás do seu pagamento após transferência indevida. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o golpe acontece depois que o cidadão tem o benefício creditado em sua conta. Após a liberação do pagamento, o valor depositado é transferido para outra conta bancária sem a autorização do beneficiário.

Inicalmente, a suspeita é de que o golpe aconteça por meio de um vírus que é instalado indevidamente nos celulares dos beneficiários. Segundo a Polícia Federal, a instalação pode acabar sendo realizada no momento em que o cidadão clica em algum link que libera o acesso do celular para o vírus. 

Saiba o que fazer caso tenha caído no golpe do Bolsa Família:

  • Em um comunicado enviado nesta semana pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), foram definidas orientações para o cidadão;
  • A primeira recomendação é de que ele não clique em links enviados por SMS falando sobre o programa social;
  • O ministério reforça que esse não é um formato oficial de contato utilizado pelo órgão federal;
  • Além disso, caso os beneficiáriso já tenham sido prejudicados, eles deverão contestar as transferências realizadas sem a sua autorização;
  • Para tal, será preciso comparecer presencialmente até uma agência da Caixa Econômica Federal; 
  • Ele deverá ir até o local com o CPF e outro documento de identificação oficial;
  • Outra opção é realizar o procedimento por meio do aplicativo do Caixa Tem;
  • Para tal, ele deverá acessar a plataforma e clicar no ícone de ajustes;
  • Depois, será preciso ir até a opção minha conta e clicar em contestar transação; 
  • Nesse caso, a análise é realizada em até 10 dias úteis;
  • Por fim, a última opção é entrar em contato com o SAC da Caixa que está disponível no telefone 0800 726 0101;
  • Também é recomendado que as famílias registrem um Boletim de Ocorrência. 

Confira outras informações sobre os benefícios do Bolsa Família neste link.

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Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.