Usuários de PIX são notificados com novas regras após canetada de Lula; veja o que muda

O Banco Central vai dar um novo passo para fortalecer a segurança das transações via Pix. Em uma medida que promete deixar os usuários mais tranquilos, a instituição anunciou uma série de mudanças nas regras do sistema de pagamentos instantâneos, que entrarão em vigor em 1º de novembro de 2024.

Usuários de PIX são notificados com novas regras após canetada
de Lula; veja o que muda. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A principal novidade diz respeito ao uso do Pix em dispositivos móveis e computadores que ainda não foram cadastrados no banco. A partir de agora, as transações realizadas por esses aparelhos terão um limite máximo de R$ 200 por operação. Além disso, se você trocar de celular, o valor total das transações realizadas no primeiro dia será limitado a R$ 1 mil.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre as novidades do PIX, confira.

Por que essas mudanças?

O objetivo do Banco Central é dificultar a vida dos criminosos. Com essas novas regras, fica mais difícil para golpistas realizarem pagamentos utilizando dispositivos que não pertencem à vítima.

Outras novidades

Com isso, as novas regras do Pix tem o objetivo de aumentar a segurança das transações e proteger os usuários de golpes. Para o usuário, a principal mudança é a necessidade de ter mais cuidado com seus dispositivos e evitar realizar pagamentos por aparelhos não cadastrados.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile