Restituição do IRPF será BLOQUEADA no quarto e quinto lote para estes contribuintes

Contribuintes que aguardam a restituição do Imposto de Renda nos próximos lotes do processo poderão enfrentar um obstáculo inesperado. De acordo com informações da Receita Federal, a restituição será bloqueada para um grupo específico de contribuintes nos próximos quarto e quinto lotes.

Restituição do IRPF será BLOQUEADA no quarto e quinto
lote para estes contribuintes. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Isso irá acontecer porque a Receita Federal identificou contradições em um grande volume de declarações do Imposto de Renda. Essas divergências podem estar relacionadas a diversos fatores, como:

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a Receita Federal, confira

Como saber se minha restituição foi anulada?

A forma mais eficaz de verificar a situação da sua declaração é acessando o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Ao entrar no sistema, você poderá consultar o status da sua declaração e identificar se há alguma pendência.

Se você verificar que sua restituição foi anulada, é fundamental agir rapidamente. A Receita Federal disponibilizará um canal específico para que os contribuintes possam corrigir as informações e reencaminhar suas declarações.

Quais as consequências da anulação da restituição?

A anulação da restituição pode gerar diversos transtornos para os contribuintes, como:

Como evitar problemas com a restituição do IRPF?

Para evitar problemas com a restituição do Imposto de Renda, é fundamental:

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile