Nova moeda começa a funcionar em 2024 no Brasil e milhares de brasileiros dão adeus ao real

Os brasileiros foram surpreendidos com a criação de uma nova moeda que já entrou em vigor: a Ubérrima. Com a lei aprovada, os moradores da cidade de Resplendor, em Minas Gerais, já podem utilizar a moeda junto às notas e valores em reais. Entenda como funciona a nova moeda!

Nova moeda começa a funcionar em 2024 no Brasil e milhares de brasileiros dão adeus ao real
Imagem: FDR

 

O programa foi criado pelo Sebrae e implementado pela Lei Municipal. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de cidades que sofrem com um baixo dinamismo econômico e não conseguem reter riqueza.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre moedas. Confira nesta reportagem.

A nova moeda substitui o real em 2024?

  • Não, a nova moeda não substituirá o real em 2024;

  • Ela foi criada a moeda foi criada por meio da Lei Municipal 1206, de 20 de dezembro de 2022, apenas para moradores de Resplendor, em Minas Gerais;

  • E não é de uso obrigatório;
  • O objetivo é aumentar as transações na cidade, reter riqueza no município e consolidar o desenvolvimento econômico do local através do aumento da arrecadação e da geração de empregos;

  • O governo investiu cerca de R$ 80 mil para a impressão de 70 mil cédulas da Ubérrima;

  • Elas foram lançadas em cinco valores: Ub$ 1, Ub$ 2, Ub$ 5, Ub$ 10 e Ub$ 20.

Qual o valor da nova moeda em real?

O valor da Ubérrima corresponde a R$ 1 real. Porém, elas carregam uma foto da cidade com o Rio Doce, que corta o município de Resplendor.

A criação da Ubérrima tem dois propósitos: reter a riqueza na cidade, já que ela não é aceita em outros municípios, o que pode incentivar o consumo em Resplendor; e aumentar as transações financeiras no local com a circulação de notas físicas que facilitam o troco no comércio local.

É importante entender que a nova moeda tem um valor de verdade, desde que o estabelecimento no município aceite a forma de pagamento.

Outras informações sobre dinheiro, moedas e finanças estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).