Aposentadoria será REAJUSTADA e beneficiários do INSS ganham direito a correção salarial? Entenda novidade

Em mais um capítulo da saga da revisão da vida toda, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, na última segunda-feira (26), suspender o julgamento de recursos que questionavam a possibilidade de recalcular aposentadorias com base em todas as contribuições previdenciárias.

Aposentadoria será REAJUSTADA e beneficiários do INSS
ganham direito a correção salarial? Entenda novidade. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A decisão de suspender o julgamento, tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, mantém o impasse sobre o tema e frustra as expectativas de milhões de aposentados que aguardavam uma definição definitiva sobre o direito à revisão.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a revisão da vida toda, confira.

O que está acontecendo?

A revisão da vida toda permite que aposentados recalculem seus benefícios considerando todas as contribuições previdenciárias ao longo da vida, inclusive aquelas anteriores a julho de 1994. Essa possibilidade foi reconhecida pelo STF em 2022, mas a decisão foi posteriormente revista e anulada.

Com a suspensão do julgamento, não há previsão para que o tema seja novamente analisado pelo STF. A indefinição prejudica milhões de aposentados que aguardam uma decisão final sobre o direito à revisão.

Impactos da decisão

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile