Os idosos conseguem diminuir as contas fixas todos os meses ao usufruir das isenções autorizadas por lei para quem tem mais de 60 anos. O Estatuto do Idoso garante que as pessoas da terceira idade deixem de pagar por determinados serviços, principalmente públicos.
O idoso que quiser usufruir dos benefícios de isenção precisa comprovar a sua idade, isso é feito por meio de um documento com foto.
Mas, também existem serviços que só são garantidos para idosos de baixa renda. Neste caso, a comprovação da renda e inscrição no Cadastro Único podem ser feitas com a apresentação da Carteira do Idoso.
Gratuidades para idosos com mais de 60 anos
São garantidos os seguintes benefícios de isenção, ou seja, de gratuidade para os idosos que possuem mais de 60 anos de idade:
Viagens em ônibus
- Linhas municipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto;
- Linhas intermunicipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto, mas algumas empresas exigem emissão de uma carteirinha específica;
- Linhas interestaduais: dois assentos gratuitos por linha, ou desconto de até 50% no valor da passagem se os assentos já estiverem ocupados. Necessário emitir o bilhete com antecedência de no mínimo 3 horas direto com a companhia.
Vale a pena verificar direto na sua cidade como funciona a isenção de transporte público, isso porque, alguns lugares exigem um cadastro do idoso no site da companhia de transporte.
Remédios de uso contínuo
- Farmácia Popular: procure uma unidade credenciada, e apresente a receita médica com um documento com foto.
Ficam disponíveis medicamentos para hipertensão, diabetes, além de itens de higiene pessoal como fralda geriátrica.
Emissão da CNI (Carteira Nacional de Identificação)
- Procure o órgão responsável pela emissão de documentos no seu estado. Solicite a primeira via da CNI que tem prazo de validade vitalício para maiores de 60 anos.
Eu dou todos os detalhes de como emitir o documento nesta matéria.
IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
- Alguns municípios liberam isenção para idosos, com mais de 60 anos, desde que comprovem condição de baixa renda com ganho mensal de no máximo dois salários mínimos por mês.
Eventos privados, shows, cinema e centros culturais
- Possibilidade de receber desconto de 50% no valor do ingresso, mediante apresentação de um documento com foto.