Inscrições para conseguir financiamento público no ensino superior terminam hoje (27/08)

Termina nesta terça-feira (27) o prazo para que os interessados em se inscrever no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) enviem a sua candidatura. Ao todo, são 70 mil vagas disponíveis para o segundo semestre de 2024 em centenas de universidades. 

fies
Inscrições para conseguir financiamento público no ensino superior terminam hoje (27/08)
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Para todo o ano de 2024 foram previstas 112 mil vagas pelo financiamento público do ensino superior, o FIES. No segundo semestre deste ano são liberadas 70 mil oportunidades para financiar um curso não gratuito.

Este curso precisa ter sido avaliado positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O próprio painel do FIES só vai liberar a inscrição em cursos que atendam aos critérios do MEC (Ministério da Educação).

É possível consultar a oferta de vagas por estado, cidade, curso, IEC ou conceito. Para isso, basta preencher o filtro desta página do FIES. 

Quem pode se inscrever no FIES do segundo semestre?

As inscrições para o FIES acontecem na página no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, sendo totalmente gratuito. 

Poderão se candidar a uma vaga aqueles que atenderem aos critérios estabelecidos pelo MEC, como:

A renda per capita é calculada pela soma de todos os rendimentos da família, dividido pelo número de pessoas que moram na mesma casa. 

Segundo o edital, não poderão participar: aqueles candidatos que não tiverem quitado um financiamento anterior pelo Fies, Programa de Crédito Educativo ou aqueles que se encontrem em período de utilização do financiamento.

Inscrições abertas no 2º semestre do FIES

Para se inscrever no FIES basta fazer login pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, cadastrando-se por meio do número do CPF. É preciso ter conta no Gov.br, e automaticamente a nota obtida no Enem será reconhecida pelo sistema. 

O resultado vai ser liberado em 9 de setembro. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile