Criado pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar o acesso de cidadãos de baixa renda a botijões de gás, o programa do Vale Gás será ampliado em breve pelo Governo Lula. Com a medida, cerca de 20 milhões de brasileiros poderão ser atendidos pela iniciativa.
Atualmente, o programa está disponível por meio da liberação de um pagamento bimestral. Para realizar a liberação de recursos, o Governo Federal utiliza como base uma pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) que determina o valor médio do botijão de 13 kgs.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os últimos pagamentos disponibilizados tiveram o valor de R$ 102. Atualmente, os recursos são depositados na conta da poupança social do Caixa Tem.
Dessa forma, para ter acesso aos recursos as famílias precisam realizar o download do aplicativo que está baixado neste link. O programa está disponível para parte das famílias que possuem cadastro ativo no CadÚnico.
Saiba o que mudará com o novo Vale Gás:
- No entanto, segundo o Governo Lula, o benefício deverá ser ampliado pelo Governo Federal;
- Para tal, ele passará a ser chamado de Gás para Todos e ficará disponível para todos os beneficiários do Bolsa Família;
- Porém, o benefício terá o seu formato de distribuição modificado;
- Com a mudança, o pagamento deixará de ser realizado em dinheiro;
- A partir do próximo ano, prazo para o qual a modificação está prevista, o benefício será liberado com a distribuição de botijões de gás;
- Para tal, o Governo Federal deverá cadastrar distribuidoras que serão responsáveis pela efetivação do programa;
- As mudanças deverão entrar em vigor ainda no início do próximo ano;
- Com a atualização, o número de beneficiários deverá crescer significativamente, ampliando o alcance do programa social.
Confira outras informações sobre o benefício do Vale Gás neste link.