O quarto lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) vai beneficiar 5,3 milhões de contribuintes. Deste número, pelo menos 4,9 milhões não possuem prioridade legal, ou seja, não são idosos, pessoas com deficiência e não enviaram a declaração pré-preenchida.
A Receita Federal faz o penúltimo pagamento da restituição do IRPF na sexta-feira (30). Como já era esperado, os lotes finais são majoritariamente de contribuintes sem prioridade legal. Até porque, aqueles com preferência já foram contemplados no início do calendário.
Ainda assim, em todo novo depósito os prioritários são inclusos e possuem mais preferência que os demais. Por exemplo, se um idoso com mais de 80 anos enviou a declaração em 20 de abril, e um jovem de 20 anos também, a preferência neste lote ainda é do idoso.
Para o quarto pagamento da restituição a Receita Federal prevê o investimento de R$ 469,1 milhões. O dinheiro caí na conta corrente cadastrada na declaração, ou na conta em que a chave PIX é o número do CPF.
Quem vai receber a restituição do IRPF esta semana?
O depósito da restituição do IRPF marcado para sexta-feira (30) vai beneficiar exatamente 5.347.441 contribuintes. Entre prioritários e não prioritários eles foram divididos assim:
- 5.077 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 84.659 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 7.168 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 27.372 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 261,019 contribuintes que enviaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX;
- 4.904.908 contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição do IRPF?
A consulta ao quarto lote de restituição do IRPF acontece de forma online, no site da Receita Federal. É preciso informar o número do CPF, data de nascimento e o ano de envio do documento para fazer a consulta.
A lista com os contemplados deste mês foi liberada na última sexta-feira (23), uma semana antes do pagamento como costuma acontecer.
- Acesse o portal do Meu Imposto de Renda;
- Clique em “Consultar minha restituição” e depois “Iniciar”;
- Agora, preencha: número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Se aprovado neste lote, o sistema vai informar a data em que o dinheiro caí na sua conta.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!