Convocados todos os brasileiros que tenham RG e CPF antigos; veja como emitir a nova versão de graça

Atualmente, ainda utilizamos o RG e o Cadastro da Pessoa Física (CPF) como documentos oficiais. Porém, buscando aumentar a segurança e facilidade na identificação dos brasileiros, o Governo Federal lançou a Carteira Nacional de Identificação (CNI). A solicitação já está disponível para todos. Veja como emitir o documento. 

Convocados todos os brasileiros que tenham RG e CPF antigos; veja como emitir a nova versão de graça
Imagem: FDR

 

A carteira ainda não é obrigatória em território brasileiro. Apesar disso, os interessados já podem se adiantar e solicitar o documento. Porém, até 2032, todos os brasileiros já deverão ter realizado a troca do RG (Registro Geral) pela CIN.

Com a mudança, o antigo RG passou a ter validade de 10 anos. Após o vencimento, será possível obter o novo.

Quais são as principais mudanças com a Carteira de Identidade Nacional?

As principais mudanças incluem:

Essa atualização tem o objetivo de modernizar e simplificar o processo de identificação em todo o território brasileiro. 

Como solicitar a Carteira de Identidade Nacional e qual o prazo?

Segundo a especialista Laura Alvarenga, como a primeira via de qualquer documento de identificação, a primeira via da CIN deve ser feita presencialmente no órgão emissor do seu estado. 

Será necessário apresentar:

O prazo para emitir a carteira é até 2032, quando o documento será obrigatório para todos. Confira a lista dos estados que já estão fazendo a CIN. 

Outras informações sobre a Carteira Nacional de Identificação estão disponíveis aqui no FDR.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile