Consulta do INSS permite verificar se benefício foi cortado após pente-fino

A Previdência Social informou que 45 mil pessoas que recebem o auxílio-doença foram cortadas do benefício. O processo de revisão, chamado de pente-fino, continua acontecendo e a recomendação é consultar o seu pagamento pelo Meu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

consulta inss
Consulta do INSS permite verificar se benefício foi cortado após pente-fino
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O foco da revisão de dados são os benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). A expectativa é de que até o fim de 2024 sejam revisados 1 milhão de pagamentos. 

No mês passado haviam 40,4 milhões de pessoas recebendo algum benefício do INSS. O pagamento de agosto começou nesta segunda-feira (26), mas ainda não foi divulgado o total de beneficiados após o início do pente-fino.

Para saber se continua na lista de contemplados, basta que o segurado faça a consulta online sobre o pagamento usando os canais remotos do INSS. 

Consultar pagamento do INSS

A consulta ao pagamento do INSS pelo extrato permite que o segurado verifique o quanto vai receber no mês, já considerando os possíveis descontos, e a data em que o salário caí na conta. 

A mesma consulta pode ser feita pela Central de Atendimento, ligando para o número 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Como saber que caiu no pente-fino?

O INSS está notificando as pessoas que caíram no pente-fino. O processo é válido para quem recebe o auxílio-doença há mais de dois anos, ou o BPC mas está com o Cadastro Único desatualizado. 

As notificações estão sendo enviadas por:

Após a convocação há um prazo médio de 30 dias para que o cidadão comprove que tem direito ao benefício. Caso não consiga fazer essa comprovação, o seu pagamento é totalmente cancelado. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile