Os brasileiros já podem comemorar: com uma mudança feita pelo Governo Federal, os trabalhadores de carteira assinada que aderiram ao saque-aniversário não precisam mais esperar para acessar o valor total do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa alteração representa o fim do bloqueio do fundo.
Antes da decisão, os funcionários precisavam esperar dois anos após a adesão ao programa para a liberação do saldo do FGTS, na modalidade saque-aniversário. Agora, não é mais necessário esperar todo esse tempo para sacar o abono.
E segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o governo ainda está estudando mudar as regras de antecipação do saque-aniversário. Confira nesta matéria.
Quais são as mudanças do FGTS?
-
O trabalhador de carteira assinada e inscrito no FGTS não precisa mais esperar dois anos após a adesão do programa para sacar o abono;
-
Agora, eles têm uma maior liberdade e flexibilidade para acessar o saldo em qualquer momento;
-
A solicitação pode ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS até o último dia do mês do aniversário do funcionário;
-
Isso garante que ele possa retirar o valor no mesmo ano do pedido;
-
Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador também não precisará mais aguardar para sacar o saldo da conta.
Quem pode receber o saque-aniversário do FGTS e como se cadastrar?
O benefício é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada com saldo na conta do FGTS. Veja como ter acesso ao valor:
-
Acesse o aplicativo do FGTS;
-
Escolha a opção “saque-aniversário”;
-
A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível no mesmo ano;
-
Para aderir a modalidade do Fundo é muito fácil. O trabalhador só precisa acessar o aplicativo, fazer o login da Caixa e escolher a funcionalidade.
Saque-aniversário do FGTS
Para receber o valor, o trabalhador precisa ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada por conta vinculada é de R$ 6.220,00.
Veja o calendário aqui.