Aguardada por milhares de contribuintes, a restituição do Imposto de Renda voltará a ser paga pela Receita Federal neste mês. A nova liberação de recursos será referente ao quarto lote de pagamentos disponibilizado pelo órgão para os cidadãos brasileiros.
O pagamento é efetuado quando um contribuinte arcou com mais impostos do que o que era devido para sua faixa de renda. Para corrigir os valores, a Receita Federal disponibiliza o pagamento da restituição. Neste ano, assim como nos anteriores, o pagamento foi dividido em lotes.
Com esse formato, o órgão federal atende uma ordem de prioridades durante o liberação de recursos. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o fluxo continuará sendo seguido durante o novo pagamento.
Saiba como fica a lista de prioridades na restituição do imposto de renda:
- Idosos acima de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
No entanto, vale lembrar que contribuintes que não fazem parte da lista também podem ser incluídos no pagamento. Isso porque a Receita Federal também promove a liberação dos recursos para outros grupos.
Para consultar se receberá o pagamento, a recomendação é de que o cidadão acesse o site do órgão federal que está disponível neste link. Ao entrar, ele deverá inserir o número do seu CPF e informar o ano de exercício, que deverá ser 2023. Caso vá ser contemplado no novo lote, ele será comunicado pela plataforma.
Confira outras opções sobre a restituição do Imposto de Renda neste link.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!