Atenção, contribuintes! A Receita Federal divulgou a lista completa dos beneficiários do quarto lote da restituição do Imposto de Renda, que começou a ser consultada no último dia 23.
Para verificar se está entre os contemplados, basta acessar o site da Receita Federal, o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o portal e-CAC. Para isso, é necessário ter uma conta nível prata ou ouro no portal gov.br.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a restituição do Imposto de Renda, confira.
Quando o dinheiro cai na conta?
Os contribuintes que tiverem o nome na lista do quarto lote da restituição do Imposto de Renda, receberão o valor em suas contas no dia 30 de agosto, da forma que escolheram no momento da declaração.
Quem são os beneficiários?
Neste quarto lote da restituição, a Receita privilegiou alguns grupos, como idosos, pessoas com deficiência, professores e moradores do Rio Grande do Sul. Além disso, foram contempladas restituições de anos anteriores que estavam retidas na malha fina. Confira a divisão completa do lote:
- Idosos: 15.077 com 80 anos ou mais e 84.659 entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com deficiência ou doença grave: 7.168;
- Professores: 27.372;
- Moradores do Rio Grande do Sul: 47.238;
- Quem usou a declaração pré-preenchida ou optou pelo Pix: 261.019;
- Demais contribuintes: 4.904.908.
Como consultar a restituição?
Caso você tenha ficado de fora da lista de contribuintes que irão receber neste terceiro lote a restituição do Imposto de Renda, é possível consultar a situação da sua restituição. Para isso, basta seguir este passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Vá até a seção de restituição;
- Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
- Após os seus dados, você poderá ver o status da sua restituição, incluindo a data prevista de pagamento e quaisquer pendências existentes.