Correios anuncia concurso com 3 mil vagas: veja salários, cidades dos exames e critérios

Um novo concurso está sendo preparado pelos Correios e deve oferecer mais de 3 mil vagas em diversas cidades. Nessa seleção haverá oportunidades até para o cargo de carteiro. Veja agora as primeiras informações divulgadas e comece a se preparar.

Correios anuncia concurso com 3 mil vagas: veja salários, cidades dos exames e critérios
(Imagem produzida por IA pela equipe do FDR)

Um novo projeto básico para realização de um concurso público acaba de ser elaborado pelos Correios. A seleção deve ter ao todo 3.468 vagas de emprego em diversos cargos, entre eles o de carteiro. Atualmente a empresa até realiza uma seleção, mas oferece apenas 33 vagas.

Do total de vagas desse novo processo seletivo, 20 devem ser destinadas aos candidatos negros e outros 10% aos candidatos com deficiência.

Assista ao vídeo do colunista do FDR Ariel França para saber mais sobre outra seleção dos Correios que está com inscrições abertas:

Distribuição de vagas do novo concurso dos Correios

Segundo o projeto básico, que será usado para escolha da banca, as vagas estarão distribuídas da seguinte forma:

Nível médio

Nível superior

Cargos do concurso dos Correios

Segundo as primeiras informações divulgadas o certame vai ofertar vagar para os seguintes cargos:

Sendo que o cargo de Analista, que exige ensino superior completo, vai estar dividido entre as seguintes especialidades:

O salário para o cargo de Analista dos Correios será de R$ 6.872,48 mensais, e para o cargo de Agente dos Correios a remuneração mensal será de R$ 2.429,26.

Correios anuncia concurso com 3 mil vagas: veja salários, cidades dos exames e critérios
(Imagem produzida por IA pela equipe do FDR)

Etapas do concurso dos Correios

Os candidatos ao cargo de Agente dos Correios, precisarão ter ensino médio completo, e farão apenas a prova objetiva. Ela será eliminatória e classificatória. Enquanto os candidatos aos demais cargos passarão pelas etapas de prova objetiva e discursiva, ambas eliminatórias e classificatórias.

As provas objetivas devem ter a seguinte estrutura, segundo as informações preliminares:

Enquanto na prova discursiva o candidato deverá produzir um texto com 30 linhas de tema apresentado na hora da aplicação. Em geral os temas das provas de redação estão relacionados à assuntos atuais.

A banca ainda não foi selecionada, mas no último concurso feito com tantas vagas, a Cebraspe foi a escolhida. Como as primeiras informações apontam para uma estrutura no estilo da banca, é possível que mais uma vez ela seja a responsável pelo processo seletivo.

Aplicação das provas

A previsão é de que a organização para aplicação das provas do concurso seja feita da seguinte forma:

O documento ainda apresenta as cidades em que as provas serão aplicadas, foram selecionados municípios em todos os estados divididos da seguinte forma:

Para se manter informado sobre os concursos públicos, acompanhe a seção de Concursos da Editoria de Carreiras do FDR.

 

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile