Em um gesto de apoio às famílias pernambucanas, o Governo Estadual antecipou o pagamento do 13º do Bolsa Família, depositando o valor extra de R$ 150 nas contas de mais de 900 mil beneficiários desde o dia 19 de agosto.
A iniciativa, que beneficia famílias inscritas no CadÚnico e que recebem o benefício há pelo menos seis meses, injeta recursos importantes na economia local e garante um resto de ano mais tranquilo para milhares de famílias.
O calendário de pagamento do 13º do Bolsa Família segue o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) e se estende até o final do mês. A medida, que teve um custo total de mais de R$ 136 milhões, foi possível após a revisão dos cadastros, que identificou e excluiu beneficiários irregulares.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.
Quem tem direito?
Para ter direito ao 13º salário do Bolsa Família, é preciso estar inscrito no CadÚnico, estar com os dados atualizados e ter recebido o benefício por, pelo menos, seis meses em 2023.
Calendário do 13º do Bolsa Família
- NIS final 1: 19 de agosto;
- NIS final 2: 20 de agosto;
- NIS final 3: 21 de agosto;
- NIS final 4: 22 de agosto;
- NIS final 5: 23 de agosto;
- NIS final 6: 26 de agosto;
- NIS final 7: 27 de agosto;
- NIS final 8: 28 de agosto;
- NIS final 9: 29 de agosto;
- NIS final 0: 30 de agosto.
O pagamento deste benefício do Bolsa Família foi criado em 2019 e deveria ser feito para mais de 1,6 milhão de famílias, porém, as fraudes foram identificadas em, ao menos, 600 mil cadastros. Assim, estes beneficiários que tiveram irregularidades identificadas, não irão receber a parcela extra em agosto.