Para o governo federal o CNU 2024 foi um grande sucesso, mesmo com o alto número de não comparecimento nas provas. A seleção oferece ao todo 6.60 vagas de emprego em diversos órgãos públicos federais, incluindo ministérios. Agora os candidatos já podem fazer a correção das suas provas; confira.
O Concurso Nacional Unificado foi aplicado no último dia 18 de agosto em todo o país. A seleção ofereceu principalmente vagas de nível superior, mas também contou com oferta de vagas de nível médio. O prazo para entrar com recurso contra o gabarito já foi encerrado, mas os candidatos ainda podem fazer suas próprias correções.
Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas estavam inscritas no processo seletivo. Mas, nem todas decidiram participar. Incialmente o MGI abriu o prazo para os candidatos solicitarem a devolução da taxa de inscrição, procedimento adotado após o adiamento das provas.
Agora para aqueles que simplesmente decidiram não participar o valor pago não será devolvido, apenas cerca de 1 milhão de pessoas fizeram as provas.
“Tivemos cerca de um milhão de participantes, de quase todos os municípios brasileiros, e estamos muito felizes com esse alcance gigantesco e com o resultado do CPNU que já é o maior processo seletivo para o serviço público da história do Brasil. Esse formato inovador com certeza auxiliará na melhoria do serviço público nacional”, afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Assista ao vídeo do colunista do FDR Ariel França para saber mais sobre outro concurso que pode ser lançado em breve:
Redução da concorrência no CNU
Com esse percentual de desistência acima de 50%, a concorrência entre os candidatos do Concurso Nacional Unificado acaba diminuindo. O que pode ser bastante comemorado entre os participantes, principalmente entre aqueles que disputam os cargos mais concorridos.
Aliado a isso, a concorrência também deve diminuir graças às eliminações dos candidatos. Só no dia de aplicação das provas 500 inscritos foram eliminados. Agora, o MGI anunciou uma nova eliminação.
De acordo com o Ministério, os candidatos que não se identificaram ou não preencheram corretamente o cartão resposta serão eliminados, como já previa o edital.
Após o anúncio a decisão do MGI dividiu opiniões na rede social X, antigo Twitter. Enquanto alguns usuários defendiam, outros demonstravam a indignação pela desclassificação. Fato é, os critérios de desclassificação estavam descritos no edital e a todo o momento a ministra aconselhava os candidatos lerem o documento.
Gabarito do Concurso Nacional Unificado
Tanto o gabarito quanto as provas já podem ser acessados pelo site do CPNU. É importante lembrar que esse gabarito é preliminar. Isso porque a banca organizadora vai analisar os recursos enviados pelos candidatos.
Apenas após essa análise, que pode mudar o resultado de algumas questões, a Fundação Cesgranrio vai divulgar o gabarito definitivo.
Quantas questões preciso acertar no CNU para ser aprovado?
Candidatos do Bloco 8
Quem concorreu às 692 vagas de emprego desse bloco vai precisar acertar 30% da prova, ou seja, 18 das 70 questões; também não poderá zerar a redação.
Candidatos aos Blocos 1 a 7
Por outro lado, para os demais blocos, que tem apenas vagas de nível superior, o cálculo é um pouco mais complexo. Ao todo o candidato precisa de 40% de acertos na prova objetiva. Esse percentual considera já os acertos das questões de conhecimento geral e das questões específicas. Os candidatos também não podem zerar a redação.
Para esses blocos será usada a Nota Final Ponderada (NFP), nesse sistema a banca vai considerar a soma dos seguintes elementos: Nota da prova de conhecimentos gerais+ Nota da prova conhecimentos específicos + Nota da prova de discursiva + Nota da prova de títulos (quando houver).
Apenas após essa somatória a nota final do candidato será gerada. A prova de títulos está prevista, segundo o novo cronograma, para o dia 5 de maio.
Para se manter informado sobre os concursos públicos, acompanhe a seção de Concursos da Editoria de Carreiras do FDR.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!