INSS admite queda na lista de espera por benefícios mas teme fraudes no sistema

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) comemorou o sucesso do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que completou 1 ano. Nesse período, o tempo de espera e o número de requerimentos caíram, mas há indícios de erros e fraudes. 

inss
INSS admite queda na lista de espera por benefícios mas teme fraudes no sistema
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Programa de Enfrentamento à Fila de Espera da Previdência Social foi criado com o objetivo de propor medidas que diminuíssem o tempo de espera para análise do benefício. E ainda conseguir acelerar o número de pedidos que os funcionários INSS precisavam avaliar. 

A priori, o programa deu certo e o tempo de espera realmente foi reduzido, mas como consequência os especialistas acreditam que muitos dos benefícios foram aprovados de forma indevida. Observou-se um aumento, principalmente, na concessão do auxílio-doença.

“O programa de enfrentamento à fila do INSS teve o mérito de reduzir a fila e a espera do segurado. Contudo, isso provavelmente aconteceu às custas de aumento da concessão indevida dos benefícios”, afirma Leonardo Rolim, ex-presidente do INSS e consultor no Congresso Nacional ao Valor Econômico. 

Aprovação do auxílio-doença no INSS disparou

Desde o segundo semestre de 2023, o INSS passou a usar o sistema do Atestmed, que também foi utilizado na época de pandemia. Por meio dele, as pessoas não precisam passar por perícia médica presencial, basta a análise de atestado médico feita por peritos do INSS. 

A perícia médica digital foi eficiente para diminuir o período de espera por uma perícia presencial, que podia chegar a 180 dias. Mas, os números de aprovação do auxílio-doença despertaram a suspeita de fraudes. 

Em junho deste ano houve um aumento de 55,5% no número de auxílios-doença aprovados, comparado com junho de 2023. O número é bem maior do que as aposentadorias por idade que cresceram 5,2% e da concessão de pensão por morte que aumentou 1,7% neste período.  

Queda na fila de espera do INSS

Em junho de 2023, antes do programa começar a valer, os números do INSS mostravam que haviam 1,8 milhões de requerimentos de benefícios previdenciários e sociais aguardando aprovação. Sendo 597 mil pedidos de auxílio-doença.

Mas, em junho deste ano o total de requerimentos é de 1,3 milhões, sendo 334 mil solicitando o auxílio-doença. Segundo o INSS, do estoque atual 300 milhões realmente aguardam na fila, porque mensalmente entram 1 milhão de pedidos para serem avaliados. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile