Atualização no calendário do Pé-de-Meia contempla novos beneficiários; confira datas de pagamento

O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente novas diretrizes sobre o programa Pé-de-Meia, detalhando seu cronograma para o segundo semestre de 2024. A Portaria nº 792, publicada em 15 de agosto, amplia o alcance dessa política, que agora beneficiará mais um milhão de estudantes, elevando o número total de participantes para quase quatro milhões.

Atualização no calendário do Pé-de-Meia contempla novos beneficiários; confira datas de pagamento. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Para participar do programa Pé-de-Meia, é necessário que as famílias estivessem inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 15 de junho de 2024, e que a renda familiar per capita não ultrapasse meio salário mínimo. A Caixa Econômica Federal (CEF) será responsável por abrir as contas dos novos beneficiários até o dia 26 de agosto.

O primeiro pagamento, que serve como incentivo para a matrícula no ensino médio, será realizado entre 26 de agosto e 2 de setembro. Já as parcelas relacionadas à frequência escolar seguirão o cronograma estabelecido pelo MEC, garantindo que os estudantes cumpram os requisitos para receber o benefício.

O cronograma do programa Pé-de-Meia se aplica também aos estudantes que já faziam parte da iniciativa. A partir de setembro, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) começarão a receber a poupança do ensino médio, de acordo com o calendário específico dessa modalidade.

Estudantes que ingressarem no Pé-de-Meia em agosto não terão direito ao pagamento retroativo das quatro parcelas anteriores. O programa visa garantir suporte financeiro contínuo, mas sem cobrir períodos anteriores à adesão dos novos beneficiários.

Calendário do Pé-de-Meia

Consulta ao Pé-de meia

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile