Aposentadoria por Invalidez dentro do INSS determina prazos para o pagamento

A aposentadoria por invalidez, chamada formalmente de Benefício por Incapacidade Permanente, é a forma mais rápida de conseguir se aposentar. Por outro lado só é concedida em uma situação de infelicidade, e precisa ser respondida em um tempo determinado por lei

aposentadoria
Aposentadoria por Invalidez dentro do INSS determina prazos para o pagamento
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Para conseguir a aposentadoria por invalidez basta somar 12 meses de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O trabalhador ainda pode ficar isento de carência caso a invalidez tenha sido adquirida por doença de trabalho, ou por algumas doenças específicas. 

Não há exigência de idade mínima, e por isso esta é a modalidade mais simples de se aposentar. Porém, só é concedida em um momento de incapacidade da vida do trabalhador, logo pode ser considerada como um benefício durante uma fase triste do brasileiro. 

Para receber é preciso que a perícia comprove que o trabalhador não consegue voltar ao seu emprego, e não pode ser realocado em outras funções dentro da empresa. 

Existe uma legislação que precisa ser seguida pelo INSS em que há um prazo de análise do pedido de benefício. A ideia é evitar que o trabalhador inválido fique muito tempo esperando. 

Em quanto tempo o INSS deve responder ao pedido de aposentadoria por invalidez?

Hoje, a legislação estabelece que o primeiro pagamento dos benefícios por incapacidade seja efetuado, de forma definitiva pelo INSS em:

  • até 45 dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à sua concessão.

Porém, o prazo máximo para o INSS analisar um pedido de aposentadoria por invalidez pode chegar a 60 dias. Ou ainda, se o pedido for em locais considerados de difícil provimento, o prazo pode subir para 90 dias.

Etapas para conseguir aposentadoria por invalidez

Não basta enviar o pedido de aposentadoria por invalidez ao Meu INSS, também será necessário passar por todas as etapas que oferecerão como resultado final a concessão do benefício:

  • Enviar o pedido ao Meu INSS com todos os documentos necessários;
  • Passar por perícia médica presencial;
  • Aguardar o resultado da perícia médica;
  • Em caso positivo, esperar a liberação do pagamento. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com