O pagamento da Restituição do Imposto de Renda está chegando ao fim. De cinco lotes, três já foram disponibilizados pela Receita Federal e o quarto será liberado ainda neste mês de agosto. Os contribuintes poderão verificar o valor da restituição nesta sexta-feira (23). Veja como consultar a quantia!
O Imposto de Renda é um tributo existente em vários países, em que cada contribuinte é obrigado a pagar uma certa porcentagem de sua renda ao governo. Por meio da declaração, ele informa à Receita Federal quais foram seus rendimentos no ano anterior.
A quantia é aguardada ansiosamente por milhares de brasileiros todos os anos. O quinto e último lote das restituições do IRPF será pago em 30 de setembro.
Como consultar o valor do Imposto de Renda?
A consulta estará disponível a partir de 23 de agosto e o pagamento será depositado no dia 30.
-
Os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal;
-
Clique em “Meu Imposto de Renda”;
-
Na opção “Serviços” selecione “Consultar minha restituição”;
-
Informe o seu CPF e data de nascimento;
-
O valor da restituição estará disponível.
Quem pode receber a restituição do Imposto de Renda?
A restituição do IRPF é a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Toda pessoa que declara o imposto tem direito à restituição, caso haja saldo a ser devolvido.
Veja quem tem prioridade para receber:
-
Idosos acima de 80 anos;
-
Idosos entre 60 e 79 anos;
-
Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
-
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
-
Moradores que ainda sofrem com as consequências da tragédia climática do Rio Grande do Sul.
Em seguida, vem o grupo de contribuintes que optaram pelo modelo pré-preenchido e pela restituição por Pix. Por fim, quando todos esses contribuintes receberem suas restituições, a Receita passará a devolver o imposto recolhido em excesso dos demais cidadãos.
Segundo a especialista Laura Alvarenga, quando há valores a pagar, o pagamento à Receita Federal pode ser feito à vista ou parcelado, com a opção de débito automático na conta do contribuinte. A restituição é distribuída em lotes e é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.