Os trabalhadores brasileiros que têm direito ao abono salarial do PIS/PASEP referente ao ano de 2022 estão sendo convocados para realizar o saque antes do prazo final. O benefício, que varia de acordo com o tempo de trabalho no ano-base e o salário recebido, pode ser uma ajuda significativa para muitos brasileiros neste momento.
Quem tiver direito ao PIS/PASEP têm até o dia 27 de dezembro para sacar o benefício. A última parcela dos pagamentos foi liberada no último dia 15 de agosto para os trabalhadores nascidos nos meses de novembro e dezembro.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o PIS/PASEP, confira. Aproveite para entender melhor sobre o saque no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.
Quem tem direito ao abono?
Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa atender a alguns critérios, como:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base (2022);
- Ter recebido até dois salários mínimos de remuneração média mensal durante o período trabalhado;
- Ter seus dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
Como consultar e sacar o abono?
- Consulta: os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono através dos aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador e Caixa Tem;
- Saque: o pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal, e o saque pode ser feito em contas da Caixa, pelo aplicativo Caixa Tem, em caixas eletrônicos, lotéricas ou agências. Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil, e o saque pode ser feito em contas do banco, por transferência ou nas agências.
O que é o PIS/PASEP?
O PIS/PASEP é um programa social que tem o objetivo de complementar a renda dos trabalhadores. Ele é a junção de dois programas:
- PIS: Programa de Integração Social. Destina-se aos trabalhadores do setor privado, ou seja, aqueles que possuem carteira assinada;
- PASEP: Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. É direcionado aos servidores públicos (civis e militares).
A principal função do PIS/PASEP é distribuir aos trabalhadores parte dos recursos arrecadados por meio de contribuições feitas pelas empresas e pelo governo. Esse dinheiro é depositado em uma conta vinculada ao CPF do trabalhador e pode ser sacado em determinadas situações, como no caso do abono salarial.