Sistema do CadÚnico será atualizado e anima colaboradores da assistência social

O poder público anunciou que após 14 anos serão adotadas mudanças para o sistema do CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal). O objetivo é tornar a plataforma mais moderna, cruzando informações e dando mais segurança aos dados. 

cadúnico
Sistema do CadÚnico será atualizado e anima colaboradores da assistência social
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O sistema do CadÚnico qualifica e quantifica o número de famílias pobres por cidade, estado e pelo Brasil de uma forma geral. O sistema que gere as informações será reformado depois de 14 anos, e o interesse do governo é torna-lo mais rápido e tecnológico.

São muitas informações para serem processadas, a estimativa é de que existam 92 milhões de brasileiros inscritos no Cadastro Único, compondo grupos familiares numerosos ou vivendo sozinhos. 

Hoje para cadastrar e administrar essas informações o sistema acaba levando muito tempo, são muitos detalhes que precisam ser avaliados. A ideia é otimizar esse processo. 

“A reforma trará benefícios para a população, aumentará a segurança cibernética e vai recolocar o CadÚnico no lugar que ele ocupou por muito tempo: de tecnologia social reconhecida mundialmente”, disse Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único. 

O que vai mudar no sistema do CadÚnico?

O interesse de mudança no sistema do CadÚnico é tornar todo o processo de cadastramento das famílias mais rápido e melhor. Para isso, o governo vai investir na otimização da plataforma que registra os dados. 

A ideia é que no momento da inclusão ou da atualização dos dados das famílias, as informações sobre eles sejam buscadas e incluídas de maneira automática e online. 

Por exemplo, na hora de cadastrar uma pessoa, já vão vir as informações do CPF, se ele está regular, e outros dados de emprego formal e benefício previdenciário, tudo online.

“Isso vai facilitar a vida do operador, que não vai precisar preencher todo o cadastro, e a vida das pessoas que vão se cadastrar e que, muitas vezes, não têm tempo, nem condições de ficar indo aos equipamentos públicos”, defendeu a secretária. 

Quando o novo sistema do CadÚnico ficará disponível?

O lançamento do novo sistema do CadÚnico está marcado para breve. Em dezembro deste ano acontece a primeira fase, com uma etapa preliminar de capacitação. 

Depois, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) vai oferecer um amplo processo prévio de divulgação e capacitação para todos os operadores do sistema. E por fim, em março de 2025, a nova base de dados deve finalmente começar a funcionar. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com