Novidades para MEI são reveladas e pendências financeiras podem ter fim

Os Microempreendedores Individuais (MEI) agora contam com uma novidade que pretende melhorar bastante a vida deles: uma nova funcionalidade do aplicativo MEI que permite a consulta de pendências do empresário. Veja como funciona a ferramenta! 

Novidades para MEI são reveladas e pendências financeiras podem ter fim
Imagem: FDR

 

Com a atualização, os microempresários podem verificar com facilidade e na palma da mão débitos voltados a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI), cobranças da Receita Federal e parcelas atrasadas de financiamentos parcelados.

A especialista Laura Alvarenga explica sobre benefícios oferecidos para microempreendedores individuais. Confira aqui.

Como funciona o aplicativo MEI?

O aplicativo oferece diversos serviços que facilitam a vida dos empreendedores, principalmente com as obrigações fiscais. 

Através do app, o microempresário pode:

  • Emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagar a contribuição mensal;

  • Transmitir a DASN-SIMEI;

  • Solicitar a restituição de pagamentos;

  • Realizar consulta sobre o CNPJ e emissão de guias para pagamentos de pendências;

  • Acessar informações sobre o MEI e SIMEI;

  • Verificar a situação fiscal e mensal dos seus débitos tributários.

Quais são as novidades do aplicativo MEI?

  • Agora, a nova funcionalidade do aplicativo MEI permite a consulta de pendências do empresário na palma da mão; 

  • Os empreendedores podem verificar débitos voltados à Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI), cobranças da Receita Federal e parcelas atrasadas de financiamentos. 

Para isso, o usuário precisa abrir o aplicativo e fazer o login com gov.br. Logo depois, ele deve selecionar a opção “Consulta Pendências” e observar as pendências e qual deseja regularizar. Ao decidir, o microempreendedor deve seguir as instruções para emitir a guia de pagamento. 

Após o pagamento, é só olhar novamente no app para confirmar que o problema foi resolvido e removido da lista de pendências.

Benefícios já disponibilizados para MEI

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem comemorar uma nova medida da Caixa Econômica Federal: um crédito de até R$ 10 mil foi disponibilizado para a categoria. 

O valor é oferecido através do programa GiroCaixa Fácil que oferece um pacote de benefícios aos microempresários além da linha de crédito. 

Para acessar esse crédito, o microempreendedor individual (MEI) deve ter uma Conta Digital PJ MEI aberta no Caixa Tem. 

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).