Os Microempreendedores Individuais (MEI) agora contam com uma novidade que pretende melhorar bastante a vida deles: uma nova funcionalidade do aplicativo MEI que permite a consulta de pendências do empresário. Veja como funciona a ferramenta!
Com a atualização, os microempresários podem verificar com facilidade e na palma da mão débitos voltados a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI), cobranças da Receita Federal e parcelas atrasadas de financiamentos parcelados.
A especialista Laura Alvarenga explica sobre benefícios oferecidos para microempreendedores individuais. Confira aqui.
Como funciona o aplicativo MEI?
O aplicativo oferece diversos serviços que facilitam a vida dos empreendedores, principalmente com as obrigações fiscais.
Através do app, o microempresário pode:
-
Emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagar a contribuição mensal;
-
Transmitir a DASN-SIMEI;
-
Solicitar a restituição de pagamentos;
-
Realizar consulta sobre o CNPJ e emissão de guias para pagamentos de pendências;
-
Acessar informações sobre o MEI e SIMEI;
-
Verificar a situação fiscal e mensal dos seus débitos tributários.
Quais são as novidades do aplicativo MEI?
-
Agora, a nova funcionalidade do aplicativo MEI permite a consulta de pendências do empresário na palma da mão;
-
Os empreendedores podem verificar débitos voltados à Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI), cobranças da Receita Federal e parcelas atrasadas de financiamentos.
Para isso, o usuário precisa abrir o aplicativo e fazer o login com gov.br. Logo depois, ele deve selecionar a opção “Consulta Pendências” e observar as pendências e qual deseja regularizar. Ao decidir, o microempreendedor deve seguir as instruções para emitir a guia de pagamento.
Após o pagamento, é só olhar novamente no app para confirmar que o problema foi resolvido e removido da lista de pendências.
Benefícios já disponibilizados para MEI
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem comemorar uma nova medida da Caixa Econômica Federal: um crédito de até R$ 10 mil foi disponibilizado para a categoria.
O valor é oferecido através do programa GiroCaixa Fácil que oferece um pacote de benefícios aos microempresários além da linha de crédito.
Para acessar esse crédito, o microempreendedor individual (MEI) deve ter uma Conta Digital PJ MEI aberta no Caixa Tem.