O ministro do Desenvolvimento Social afirma que o governo está mirando nos titulares do BPC. E que essa ação pode resultar na suspensão do depósito do Benefício de Prestação Continuada. Entenda melhor as ações do governo federal e como evitar o bloqueio do benefício.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), falou sobre as revisões dos benefícios que o governo federal vem realizando. A má notícia é que os titulares do BPC são alvo dessa ação. A partir da revisão é possível que muitos deles percam o depósito mensal.
A boa notícia, segundo o ministro, é que o Bolsa Família não deve contribuir com a redução do Orçamento de 2025. Isso significa que, ao contrário do esperado, o governo não deve fazer cortes no benefício. Isso porque o programa já contribuiu com essa redução orçamentária em 2023.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz informações sobre o bloqueio do BPC neste mês:
Cortes no BPC
- Em julho o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia anunciado as ações do governo federal para identificar fraudes em programas sociais.
- Essa medida foi tomada para possibilitar um corte de R$ 25,9 bilhões do Orçamento da União, fazendo com que ele fique dentro do arcabouço fiscal.
- Entre os benefícios que são alvo desse pente-fino está exatamente o Benefício de Prestação Continuada.
- Na previsão do ministro Dias, atualmente há 1 milhão de benefícios do BPC sendo pagos de forma irregular. Se isso se efetivar a economia será de R$ 17 bilhões.
- Vale lembrar que tanto a Polícia Federal, quanto o Tribunal de Contas da União já identificaram indícios de fraudes no BPC, resta agora descobrir quem está sendo beneficiado.
Motivos para bloqueio do BPC
- O principal motivo é a identificação de fraudes.
- Aquelas pessoas que estejam recebendo o benefício sem estarem inscritas no CadÚnico devem perder o BPC.
- A renda mensal acima do limite permito é outro fator de bloqueio.
- De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o recadastramento do BPC começará em breve, veja quando.