Governo decide ELIMITAR candidatos do CNU 2024: saiba quais os critérios

O Ministério da Gestão e Inovação em serviços Públicos acaba de confirmar a eliminação de candidatos do CNU 2024. A decisão foi tomada após a pastar realizar uma consulta jurídica. Entenda os desdobramentos dessa decisão para os candidatos.

Governo decide ELIMITAR candidatos do CNU 2024: saiba quais os critérios
(Imagem produzida por IA pela equipe do FDR)

No último domingo, 18/08, foram aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado em todo o país. Essa é a maior seleção já realizada no país e teve uma abstenção de mais de 50%, percentual já esperado pelo MGI. Agora, uma nova rodada de eliminação acaba de ser anunciada.

No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França apresenta 8 profissões com sala´rios de R$ 5 mil e sem exigência de faculdade:

 

Eliminação de candidatos no CNU 2024

Logo após a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado muitos relatos dos participantes tomaram a internet. Entre eles alguns relatavam ter esquecido de preencher a identificação completamente.

O que parecia ser apenas uma situação isolada de um pequeno grupo, aparentemente não é. Agora, o MGI anunciou que os candidatos que não preencheram a identificação serão desclassificados.

“Em relação às pessoas que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas, o Ministério da Gestão informa que, após consulta à banca aplicadora e consulta jurídica, definiu que, em respeito ao edital, ocorrerá a eliminação dos candidatos”, disse o Ministério por meio de nota. 

O concurso tinha vários tipos de prova, bem no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio mesmo. Por isso os candidatos deveriam marcar o seu modelo diretamente no cartão-resposta. Muitos não fizeram essa identificação.

Logo após a aplicação a ministra Esther Dweck, durante coletiva de imprensa, chegou a afirmar que esses candidatos não seriam eliminados da seleção. Segundo ela, a banca responsável, a Fundação Cesgranrio, faria um esforço para identificar os candidatos.

Agora, o MGI anunciou que eles serão sim eliminados, confirmado a preocupação que muitos manifestaram nas redes sociais. Vale lembrar que esse preenchimento obrigatório já estava previsto no edital.

“Em relação à questão do número no caderno de provas, eu queria de novo reforçar, a gente falou muitas vezes leia o edital, leiam também as instruções da prova. Estava muito claro isso, mas não será eliminado. A Cesgranrio vai fazer um esforço enorme para conseguir identificar tinham formas pelas pela localização das questões etc dessas conseguir identificar”, acrescentou a ministra.

O que deveria ser preenchido no cartão-resposta do CNU?

Todo os candidatos do CNU tinham que preencher as seguintes informações no cartão:

  • O nome completo, colocando uma letra em cada quadrinho, sem fazer abreviaturas do primeiro e do último nome;
  • Anotar qual o modelo de prova respondida (ex: Gabarito 1);
  • Escrever a frase que estava impressa na capa da prova usando sua caligrafia usual;
  • Marcar apenas uma alternativa por questão.
Governo decide ELIMITAR candidatos do CNU 2024: saiba quais os critérios
(Imagem produzida por IA pela equipe do FDR)

Situações que geram a eliminação no CNU

Segundo o MGI, durante a aplicação das provas 500 candidatos foram eliminados durante a aplicação das provas, o que representa um percentual de 0,05% do total, por condutas proibidas. Entre as situações que já estavam previstas estão:

  • Abertura do envelope porta-objetos dentro dos locais de prova;
  • Sair para ir ao banheiro sem o acompanhamento do fiscal, ou portanto mochila ou o envelope porta-objetos;
  • Sair da sala de aplicação antes do tempo mínimo de 2 horas;
  • Levar o caderno de questões para casa;
  • Não preencher a bolinha de resposta completamente.

Abstenções no Concurso Nacional Unificado

A abstenção é a desistência do candidato, ou seja, quando ele não comparece para fazer a prova. Ainda não há uma informação oficialmente divulgada, mas a própria ministra Esther afirmou que mais de 50% dos candidatos deixaram de fazer a prova.

Com isso, cerca de 1 milhão de inscritos compareceram. Segundo o edital, é possível solicitar a devolução da taxa de inscrição em até 5 dias após a aplicação apenas nestas situações:

  • Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do CPNU devido ao comprometimento da infraestrutura do local),
  • Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz).

Para se manter informado sobre os concursos públicos, acompanhe a seção de Concursos da Editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.