Feriado do dia 22 de agosto libera trabalhadores do serviço; veja quem são os contemplados

Muitas cidades brasileiras celebram feriados municipais em datas específicas, proporcionando aos moradores um dia de descanso e lazer. Sendo assim, no dia 22 de agosto, diversas cidades aproveitam a data para celebrar suas tradições e fortalecer o senso de comunidade.

Feriado do dia 22 de agosto libera trabalhadores do
serviço; veja quem são os contemplados. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Entenda mais sobre feriados ao longo da matéria e nesta matéria da especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR.

Quais cidades comemoram o feriado em 22 de agosto?

Como funciona o ponto facultativo nas empresas?

A decisão de conceder ponto facultativo no dia 22 de agosto cabe a cada empresa. Algumas empresas podem optar por manter suas atividades normais, enquanto outras podem decidir liberar seus funcionários para aproveitar o feriado.

Direitos trabalhistas em dia de feriado

De acordo com as regras que regem a legislação trabalhista, é proibido trabalhar em dias de feriados nacionais, porém algumas funções possuem exceções como setores de saúde, indústria, comércio, transporte e outros. Assim, os colaboradores que precisam trabalhar em dias de feriado têm direito ao pagamento da hora extra em dobro. 

Quando o trabalhador faz hora extra em dias normais de semana, ele recebe, a cada hora a mais de serviço, 50% da remuneração. Já nos dias de feriado, o pagamento é de 100%.

Cálculo da hora extra

O método de cálculo para horas extras foi alterado desde o ano passado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho). Agora, as horas extras são calculadas somando a média do valor das horas extras pagas ao repouso semanal remunerado.

Essa mudança trouxe um pequeno aumento nos pagamentos para os trabalhadores que realizam horas extras de forma habitual. 

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile